Férias de verão em tempo de pandemia significam menos tempo nos campos de férias ou atividades de tempos livres e mais em casa. Os trampolins e os brinquedos insufláveis ganham aqui um novo protagonismo e é para ele que alerta a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (AAOS), que recorda que os cuidados antes dos saltos.
Se optou por este tipo de divertimento, “é importante entender os riscos que eles podem representar”, alerta Corinna Franklin, porta-voz da AAOS. “Verifique se os brinquedos e o equipamento são adequados para a idade, altura e peso do seu filho e monte sempre o equipamento de acordo com as instruções do fabricante.”
No caso dos trampolins, os recados para os pais são muitos, uma vez que estes equipamentos são frequentemente fontes de lesões. Para reduzir o risco de lesões graves, é importante ter em conta que as crianças menores de seis anos não devem usar este tipo de divertimento.
Deve ainda fornecer-se “supervisão cuidada”, tendo em conta as medidas de segurança adequadas, devendo apenas ser usado por uma pessoa de cada vez.
Garanta que está sempre alguém por perto quando os mais pequenos se encontram a saltar. “Devem ser evitadas cambalhotas ou manobras de alto risco sem a devida supervisão e instrução; essas manobras devem ser tentadas apenas com o uso adequado de equipamentos de proteção, como um arnês.
A superfície de salto do trampolim deve estar ao nível do solo, assegurando-se que as barras de apoio, cordas e superfícies à volta do equipamento são forradas com proteção adequada, em boas condições e adequadamente colocada.
“Verifique regularmente o equipamento quanto a condições de segurança; descarte equipamentos gastos ou danificados se as peças de reposição não estiverem disponíveis.”
Remova as escadas de trampolim após o uso para impedir o acesso não supervisionado por crianças pequenas. Mas o mais importante de tudo é mesmo, segundo a AAOS, que os trampolins “devem ser usados por apenas uma pessoa de cada vez. A maioria das lesões ocorre quando duas ou mais pessoas estão a usando o trampolim simultaneamente.”