Scroll Top

Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais esclarece dúvidas em Ovar

ovar

No próximo dia 6 de julho, pelas 14h30, Ovar recebe a terceira de inúmeras Sessões de Esclarecimento que o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais está a organizar por todo o País, durante este ano, com o apoio da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), da qual a Câmara Municipal de Ovar faz parte desde 2021.

Durante a sessão, que terá lugar na Escola de Artes e Ofícios de Ovar, os presentes vão contar com a intervenção de várias associações que têm como objetivo ajudar os cuidadores informais na sua tarefa, que é cuidar, trabalhando de perto com os mesmos.

A conversa contará com o apoio da Palmira Martins, assistente social em representação do Movimento, com o testemunho das equipas do Projeto Juntos no Cuidar, da Santa Casa da Misericórdia de Ovar e ainda com um representante da Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda, que se juntam ao Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais para esclarecer as demais dúvidas e necessidades dos cuidadores e da sua rede de apoio.

O encontro é destinado a todos os cuidadores informais, profissionais de saúde, farmacêuticos, assistentes sociais, não necessitando de inscrição prévia.

Esta sessão de esclarecimento, tal como as seguintes, contam com o apoio do Instituto da Segurança Social, para esclarecer como se obtém o estatuto de cuidador informal e desmistificar o acesso ao mesmo, assim como de prestar algum tipo de aconselhamento, informação e orientação, tendo em conta os direitos e responsabilidades do cuidador e da pessoa cuidada.

As sessões de esclarecimento, como a que se realiza em Ovar, vão percorrer o País, de Norte a Sul, levando a informação e formação a quem delas mais precisa. As restantes sessões vão prosseguir, ao longo do ano, noutras zonas do País, com as datas anunciadas no website do Movimento.

Posts relacionados