Scroll Top

Cuidadores informais em destaque numa sessão para esclarecer todas as dúvidas

cuidadores

Vila Nova de Famalicão recebe, esta terça-feira, dia 28 de junho, num dia dedicado ao Cuidador Informal, a segunda de várias Sessões de Esclarecimento que o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais está a organizar por todo o País, em 2022, com o apoio da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), da qual a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão faz parte.

A sessão tem como objetivo colmatar as dificuldades sentidas pelos cuidadores ao nível da compreensão e acesso à informação e enquadra-se num evento organizado pelo Município de Vila Nova de Famalicão, aberto a todos os cuidadores informais, profissionais de saúde, farmacêuticos, assistentes sociais, não necessitando de inscrição prévia.

O dia será composto por um workshop sobre violência nas pessoas idosas, bem como do esclarecimento sobre o que é o Estatuto do Cuidador Informal, como aceder ao Estatuto, quais os direitos do Cuidador e quais as entidades que podem dar apoio ao cuidador e à pessoa cuidada.

Será ainda feita uma apresentação do Cuidar Maior e da sua nova ‘app’ para cuidadores. O evento pretende ainda construir pontes entre disciplinas e condições para abordar as necessidades não satisfeitas dos cuidadores e trabalhar em conjunto para as tentar satisfazer.

Esta sessão de esclarecimento dedicada ao Cuidador Informal, tal como as seguintes, contam com o apoio do Instituto da Segurança Social, para esclarecer como se obtém e desmistificar o acesso ao Estatuto, assim como de prestar algum tipo de aconselhamento, informação e orientação, tendo em conta os direitos e responsabilidades do cuidador informal e da pessoa cuidada.

As sessões de esclarecimento vão percorrer o País, de Norte a Sul, levando a informação e formação a quem delas mais precisa. As restantes sessões vão prosseguir, ao longo do ano, noutras zonas do País, com as datas anunciadas no website do Movimento.

Posts relacionados