Scroll Top

Em outubro, o cuidador informal vai estar em destaque de norte a sul do País

cuidador informal

Num País onde se estima que 1,4 milhões de pessoas sejam cuidadores informais, dados que resultam de um inquérito feito junto da população pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, a falta de informação sobre o Estatuto que reconhece formalmente a sua existência e lhes confere direitos, assim como as muitas dúvidas sobre o papel que desempenham, é o que motiva a realização de sessões de esclarecimento, de Norte a Sul. Uma iniciativa do Movimento que, no mês em que se assinala o Dia Europeu do Cuidador Informal, ganha ainda mais destaque.

Este ano, a efeméride pretende alertar para a desigualdade que existe na prestação dos cuidados que, não sendo partilhados, agravam de facto as disparidades salariais entre géneros e o hiato das reformas. A redistribuição das responsabilidades da prestação dos cuidados, entre homens e mulheres, é essencial para alcançar a igualdade de género e combater a discriminação.

Relativamente às sessões de esclarecimento, é já no dia 13 de outubro que, enquadrado no evento ‘Encontro Longevidade’, organizado pela Câmara Municipal de Alcochete e da Ageless Portugal, que vai decorrer no Fórum Cultural de Alcochete, onde Movimento dá resposta, a partir das 17h30, a dúvidas e questões relacionadas com o Estatuto do Cuidador Informal.

Um dia depois, a 14 de outubro, o Movimento volta a marcar presença, a partir das 15h20, numa sessão integrada nas primeiras Jornadas Municipais de Saúde do Marco de Canaveses, no Emergente Centro Cultural. Os ‘Caminhos e Desafios dos Cuidadores Informais’, assim como a ‘Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais’ serão os temas em debate.

A 20 de outubro, é na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, que o Movimento irá falar sobre a forma como cuidamos dos nossos cuidadores, numa mesa redonda com o mesmo nome, que se realiza às 11h30, e que vai abordar o bem-estar do cuidador informal em Portugal e o que se pode fazer para o melhorar.

Segue-se, a 21 de outubro, o Seminário “Cuidar em Humanitude”, uma iniciativa da Comissão Integrada para o Idoso e Adulto Dependente de Lousada que, naquela localidade, vai contar com a participação do Movimento, pelas 14h30, para partilhar a sua experiência e o trabalho desenvolvido até ao momento em prol do cuidador informal.

Finalmente, a 28 de outubro, Sesimbra vai ser palco de uma sessão sobre o cuidador informal de doentes oncológicos, onde um representante do Movimento irá falar, ainda em local e horário ainda a definir (e que serão apresentados em breve).

Posts relacionados