Scroll Top

A melhor fruta que pode consumir no verão

a melhor fruta é a da época

O verão pede refeições leves e frescas e a fruta cumpre os dois requisitos. Na hora de escolher, o melhor é preferir a fruta da época. Oferta não falta.

É no Nutrimento, o blog do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, da Direção-Geral da Saúde, que se partilha a lista das melhores escolhas, reforçando as vantagens de preferir a fruta da época. A começar pelo facto de se “beneficiar da riqueza nutricional no seu auge, contribuindo, igualmente, para um menor impacto ambiental”.

Baixas em calorias e amigas da saúde

As cerejas são as primeiras da lista. Cada porção, ou seja 10 pares, tem à volta de 66 Kcal. Desde maio que as podemos consumir e a sua época costuma terminar por volta do fim de julho, mas ainda se encontram disponíveis.

Ao contrário de outras frutas, as cerejas não costumam amadurecer depois de apanhadas, o que significa que devem ser colhidas maduras.

E quais as suas vantagens nutricionais? São fonte de potássio, importante protetor da saúde cardiovascular, e apresentam compostos com propriedades antioxidantes.

Produzida sobretudo entre meados de junho e setembro, a framboesa é mais um fruto baixo em calorias – uma porção, ou seja, 20 framboesas, tem 49 Kcal.

A estas vantagens juntam-se ainda o facto de conter fibra solúvel e insolúvel, que contribui para a regulação do trânsito intestinal e do colesterol.

Ricos em fibras e antioxidantes

Rico em fibra, o figo, outro dos alimentos típicos dos meses mais quentes, é, segundo os especialistas, um alimento saciante e “um ótimo snack entre refeições”.

Possui também potássio, o que o torna um aliado da saúde cardiovascular, sobretudo para os que abusam no consumo de sal.

Têm várias cores e sabores, sendo a branca aquela com maior riqueza em vitamina A do que a vermelha. A ameixa, que podemos consumir até outubro, “apresenta quantidades importantes de vitamina C, fibra e compostos fenólicos, com propriedades antioxidantes”.

Os melhores para refrescar

Com ‘pele de sapo’ ou branco, não há melhor para aplacar o calor do que uma fatia fresca de melão, que é um “ótimo hidratante para o verão” – é constituído por 90% de água. Tem também vitamina A, “importante para a visão e o sistema imunitário”.

Outra fruta ideal para hidratar é a melancia. Constituída por 94% de água, é pouco calórica “e contém quantidades interessantes de vitamina A e C”. 

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”4″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]

Posts relacionados