Nestes dias stressantes de incerteza e agitação diária, são muitos os que usam o consumo de snacks como uma forma de se sentirem melhor. Como evitar estas tentações mais prejudiciais à saúde? Uma especialista em nutrição dá uma ajuda.
“Este é um momento muito difícil para a maioria de nós”, afirma Elisabeth Moore, nutricionista do Beth Israel Deaconess Medical Center, nos Estados Unidos.
“Muitos estão em casa e as nossas atividades e rotinas regulares foram viradas de cabeça para baixo. É muito mais difícil manter uma dieta saudável nestas circunstâncias. Por isso, quando se trata dos nossos hábitos alimentares, digo às pessoas que façam o melhor que puderem”, acrescenta.
Como? Tudo começa por tentar evitar a tentação de ingerir doces e salgados. Para isso, o melhor mesmo é não ter os snacks mais processados em casa.
Evite também estar muito tempo na cozinha. E pense antes de fazer um lanchinho. “Antes de abrir um saco de batatas fritas ou uma caixa de biscoitos, faça uma pausa e pense se está realmente com fome”, aconselha a especialista.
“Como todos sabemos, um estômago vazio ou a dar sinal de si, níveis baixos de energia ou dor de cabeça são sinais de verdadeira fome. Se está apenas com desejos de lanches sem nenhum destes sinais físicos, pode estar apenas à procura de conforto ou distração.”
Se for esse o caso, tente outra atividade relaxante, como dar um passeio, ligar para um amigo, meditar, preparar uma receita saudável, optar por snacks saudáveis, que podem não apenas impedir o stress, mas também contribuir para a saúde geral do coração.
“Os lanches ajudam a preencher uma lacuna entre as refeições”, refere a nutricionista. “Um pequeno lanche a meio da manhã ou a meio da tarde reduz o apetite, para que não fique completamente faminto quando se senta para almoçar ou jantar. Isso, por sua vez, pode ajudá-lo a reduzir o tamanho das porções e evitar comer demais.”
Snacks poucos saudáveis
Há também que ter em conta que muitas das opções de snacks “saudáveis” que se encontram no supermercado podem ser enganosas. Embora seja óbvio que as batatas fritas, salgadas e gordurosas, não são saudáveis, pode não ser tão claro que aquelas que têm menos sal e menos gordura também não são uma boa alternativa.
“Embora esses snacks contenham menos gordura e menos sal do que as batatas fritas comuns, ainda assim são apenas hidratos de carbono, com pouca fibra, que dificilmente satisfarão a sua fome”, reforça Moore.
De facto, é provável que essas escolhas aumentem o açúcar no sangue, deixando-o muitas vezes com mais fome.
Para satisfazer a fome, tente escolher alimentos naturais em vez de alimentos processados. As opções de snacks saudáveis para o coração são ricas em fibras, com pouco sal e baixo teor de gorduras saturadas e colesterol.
Exemplos não faltam, como fruta, frutos secos (sem sal), legumes aos pedaços (cenouras, brócolos ou tomate cereja) com húmus, queijo, grão-de-bico assado, pipocas caseiras (evite as de micro-ondas ou pré-embalada, que têm excesso de sal e gorduras).
E não se esqueça das porções. “Lembre-se, o equilíbrio é a chave”, acrescenta a especialista. “A comida é reconfortante e todos nós precisamos de conforto, sobretudo agora. Permita-se algumas indulgências, mas lembre-se que os snacks saudáveis são bons para o coração e para a saúde em geral, especialmente durante esses momentos difíceis.”
Receitas para afastar a gula
Há receitas tão simples como saborosas. É o caso de Grão-de-bico Assado, um snack barato e rico em fibras e proteínas, fácil para as crianças e famílias fazerem juntas.
Ingredientes
- Uma lata de 400 gramas de grão-de-bico
- Azeite
- O seu tempero preferido, como alho em pó, manjericão, alecrim, orégãos, pimenta ou caril em pó
Preparação
Pré-aqueça o forno a 200 graus e escorra o grão-de-bico, passando depois por água corrente. Espalhe o grão numa assadeira grande e regue com uma colher de sopa de azeite, envolvendo. Polvilhe com a sua escolha de especiarias e asse por 15 a 30 minutos, até estar crocante. Deixe arrefecer e armazene, à temperatura ambiente, num saco ou recipiente que possa ser fechado.
A especialista apresenta ainda outra receita, de Mix de Frutos Doces e Salgados.
Ingredientes
- 1/2 chávena de amêndoas fatiadas
- 1/2 chávena de amendoim
- 1/2 chávena de mirtilos secos
- 1/2 chávena de cerejas secas
- 1/4 de chávena de lascas de chocolate escuro
- 20 pequenas porções de pretzel
Preparação
Misture todos os ingredientes num prato. Sirva como um lanche ou um doce doce após a refeição.