Scroll Top

Estudo confirma porque devemos incluir as nozes na nossa dieta

benefícios das nozes

Os resultados de um estudo recente indicam que as pessoas na faixa dos 60 e 70 anos que consomem regularmente nozes podem ter uma redução da inflamação, um fator associado a um menor risco de doença cardíaca. Se ainda não o faz, está na hora de incluir as nozes na sua dieta.

Publicado no Journal of the American College of Cardiology, o trabalho, que integrou o maior e mais longo teste até agora feito que explora os benefícios do consumo diário de nozes, convidou mais de 600 idosos saudáveis ​​a consumir 30 a 60 gramas de nozes por dia como parte da sua dieta ou a continuarem a sua alimentação padrão (sem nozes) ao longo de dois anos.

Quem consumiu nozes teve uma redução significativa da inflamação, medida pela concentração de marcadores inflamatórios conhecidos no sangue, que foram reduzidos em até 11,5%.

Dos 10 marcadores inflamatórios bem conhecidos que foram medidos no estudo, seis foram significativamente reduzidos na dieta com nozes, incluindo a interleucina-1β, cuja inativação feita com medicamentos tem sido associada a taxas reduzidas de doença coronária.

“A inflamação aguda é um processo fisiológico decorrente da ativação do sistema imunitário por lesão, como trauma ou infeção, e é uma importante defesa do organismo”, explica Emilio Ros, principal investigador do estudo.

“A inflamação de curto prazo ajuda a curar feridas e a combater infeções, mas a inflamação que persiste com o tempo (crónica), causada por fatores como dieta desadequada, obesidade, stress e pressão alta, é prejudicial, sobretudo no que diz respeito às doenças cardiovasculares”, acrescenta.

“As descobertas deste estudo sugerem que as nozes são um alimento que pode diminuir a inflamação crónica, o que pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas – um problema ao qual nos tornamos mais suscetíveis à medida que envelhecemos.”

O que é que as nozes têm?

A inflamação crónica é um fator crítico no desenvolvimento e progressão da aterosclerose, que é a acumulação de placa ou “endurecimento” das artérias, a principal causa de ataques cardíacos e AVCs. O que significa que a gravidade da aterosclerose depende muito da inflamação crónica, e as alterações na dieta e no estilo de vida são fundamentais para mitigar esse processo.

As evidências científicas existentes já referiam as nozes como um alimento saudável para o coração, mas os investigadores continuam a tentar perceber “como” e “porquê”.

De acordo com o investigador, “as nozes têm uma mistura ideal de nutrientes essenciais, como o ácido alfa-linoleico ómega-3, ou ALA e outros componentes altamente bioativos, como os polifenóis, que provavelmente desempenham um papel na ação anti-inflamatória e outros benefícios para a saúde”.

Os resultados deste estudo foram também reforçados por um editorial na mesma publicação, que conclui que um melhor conhecimento sobre os mecanismos de proteção para a saúde pelos diferentes alimentos e as dietas, sobretudo as suas propriedades anti-inflamatórias, vão permitir escolhas alimentares mais saudáveis ​​(como incluir nozes na dieta habitual).

Posts relacionados