Scroll Top

DECO quer que Parlamento recomende adoção de Nutri-Score

Nutri-score

A DECO PROTESTE quer que o Governo adote o Nutri-Score, o logótipo nutricional colorido colocado na frente das embalagens que ajuda os consumidores a escolherem alimentos mais saudáveis. A organização vai entregar um dossiê aos grupos parlamentares e ao Governo e convida os consumidores a assinarem a carta aberta para exigir o Nutri-Score como esquema de informação nutricional oficial em Portugal, e que está disponível em www.nutri-scorenorotulo.pt.

Interpretar o valor nutricional de um alimento embalado pode ser um quebra-cabeças devido à lista de ingredientes e tabelas nutricionais, que embora relevantes, são complexas, difíceis de interpretar e exigem tempo de análise.

Uma investigação da DECO PROTESTE, de abril de 2021, revela que 59% dos inquiridos não conseguem, ou acham difícil, perceber se a informação no rótulo nutricional está completa. Interpretá-lo não está ao alcance de quatro em dez inquiridos. Dois em dez afirmam mesmo não entender o impacto da alimentação na saúde.

Alguns estudos provam que o Nutri-Score é um esquema intuitivo. É ainda bem compreendido por pessoas com poucos conhecimentos em nutrição e com baixo nível socioeconómico, o que o torna uma ferramenta que ajuda a combater as desigualdades sociais, tendo sido foi adotado, de forma voluntária, em sete países europeus.

“Se queremos que os consumidores comam melhor, com mais qualidade, diversidade e mais equilibradamente, temos de ajudá-los a interpretar os rótulos nutricionais e escolher os melhores produtos”, explica Dulce Ricardo, Coordenadora da área alimentar da DECO PROTESTE.

“Temos de entregar mais informação ao consumidor, que ele consiga decifrar imediatamente quando olha para o rótulo, daí que, para uma organização como a DECO PROTESTE, o Nutri-Score seja fundamental e a sua adoção seja essencial no nosso país”, conclui.

Em Portugal, existem 5,9 milhões de pessoas com excesso de peso e mais de um milhão de pessoas com diabetes, problemas crónicos associados a uma alimentação inadequada.

Nutri-Score: o rótulo das cores

Em Portugal, algumas embalagens alimentares já têm o Nutri-Score. O logótipo retangular na frente das embalagens está dividido em cinco cores, à quais correspondem letras: verde – A, verde-claro – B, amarelo – C, laranja – D e vermelho – E.

Os alimentos são classificados de acordo com o respetivo perfil nutricional. Os A e B podem ser consumidos mais regularmente, enquanto os que têm a classificação entre C e E devem ser consumidos de forma mais moderada.

O sistema consiste na atribuição de pontos consultando para isso a composição nutricional por 100 g ou 100 ml do produto e ainda a lista de ingredientes.

Os pontos positivos incluem a proporção de fruta, legumes, leguminosas, frutos secos, azeite e óleo de colza e noz, tal como o teor em fibras e proteínas (níveis elevados são considerados bons para a saúde). Os pontos negativos incluem energia (calorias), teor em gordura saturada, açúcares e sal (níveis elevados são considerados prejudiciais à saúde).

Posts relacionados