Scroll Top

Dieta saudável evitaria dois terços das morte por doenças cardíacas no mundo

doenças cardíacas

Mais de dois terços das mortes por doenças cardíacas em todo o mundo poderiam ser evitadas com dietas mais saudáveis, conclui um estudo publicado no European Heart Journal – Quality of Care and Clinical Outcomes. Descobertas feitas no Dia Mundial da Alimentação, que destaca a importância de dietas saudáveis, ​​a preços acessíveis e sustentáveis ​​para todos.

Xinyao Liu, investigador da Central South University, na China, considera que esta “análise mostra que dietas não saudáveis, pressão alta e colesterol alto são os três principais contribuintes para mortes por enfarte e angina – coletivamente chamadas de doença isquémica do coração”. Algo que é, diz, válido para “países desenvolvidos e em desenvolvimento”.

“Mais de seis milhões de mortes poderiam ser evitadas reduzindo a ingestão de alimentos processados, bebidas açucaradas, gorduras trans e saturadas e adição de sal e açúcar, aumentando a ingestão de peixes, frutas, vegetais, nozes e grãos inteiros”, refere.

“Idealmente, devemos comer 200 a 300 mg de ácidos gordos ómega 3 provenientes de frutos do mar todos os dias. Além disso, todos os dias devemos ter como objetivo a ingestão de 200 a 300 gramas de frutas, 290 a 430 gramas de vegetais, 16 a 25 gramas de nozes e 100 a 150 gramas de grãos inteiros”, aconselha.

O impacto da dieta nas doenças cardíacas

O estudo analisou os dados fornecidos pelo Global Burden of Disease Study 2017, realizado em 195 países entre 1990 e 2017, ano em que se contavam 126,5 milhões de indivíduos portadores de cardiopatia isquémica e 10,6 milhões de novos diagnósticos da doença.

A doença isquémica do coração causou 8,9 milhões de mortes em 2017, o que equivale a 16% de todas as mortes, em comparação com 12,6% de todas as mortes em 1990.

Entre 1990 e 2017, as taxas de prevalência, incidência e mortalidade padronizadas por idade por 100.000 pessoas diminuíram 11,8%, 27,4% e 30%, respetivamente.

Mas os números absolutos quase duplicaram. “Embora tenha havido progresso na prevenção de doenças cardíacas e na melhoria da sobrevida, particularmente em países desenvolvidos, o número de pessoas afetadas continua a aumentar devido ao crescimento e envelhecimento populacional.”

Os investigadores calcularam o impacto de 11 fatores de risco na morte por doença isquémica do coração (dieta, pressão alta, colesterol, glicose plasmática elevada, uso de tabaco, índice de massa corporal alto, poluição do ar, baixa atividade física, função renal prejudicada, exposição ao chumbo e consumo de álcool). Especificamente, estimaram a proporção de mortes que poderiam ser evitadas eliminando o fator de risco dieta.

Assumindo que todos os outros fatores de risco permaneceram inalterados, 69,2% das mortes por doenças isquémicas do coração em todo o mundo poderiam ser evitadas se fossem adotadas dietas mais saudáveis.

Ao mesmo tempo, 54,4% destas mortes poderiam ser evitadas se a pressão arterial sistólica fosse mantida em 110-115 mmHg; 41,9% das vidas seriam salvas se o LDL fosse mantido em 0,7-1,3 mmol/L; cerca de um quarto das mortes (25,5%) poderiam ser evitadas se a glicemia em jejum estivesse nos 4,8-5,4 mmol/L. Já a erradicação do tabagismo e do fumo passivo poderia travar um quinto (20,6%) dos óbitos.

Notavelmente, o uso do tabaco foi classificado como o quarto maior contribuinte para mortes por doença isquémica do coração em homens, mas apenas o sétimo em mulheres. Entre 1990 e 2017, a prevalência global do tabagismo diminuiu 28,4% nos homens e 34,4% nas mulheres.

O IMC elevado foi o quinto maior fator de risco nas mulheres e o sexto nos homens e, em ambos os sexos, as contribuições percentuais da poluição do ar e da exposição ao chumbo eram superiores nos países menos desenvolvidos.

“A doença isquémica do coração pode ser amplamente prevenida com comportamentos saudáveis ​​e os indivíduos devem tomar a iniciativa de melhorar os seus hábitos”, refere o especialista.

Posts relacionados