Mulheres aconselhadas a comer alimentos ricos em potássio para melhorar saúde do coração

potássio

Mulheres que comem bananas, abacate e salmão podem reduzir os efeitos negativos do sal na dieta, revela um estudo publicado no European Heart Journal, que descobriu que as dietas ricas em potássio estão associadas a uma pressão arterial mais baixa, sobretudo nas mulheres que ingerem muito sal.

“É bem conhecido que o elevado consumo de sal está associado à pressão arterial alta e a um risco aumentado de ataques cardíacos e AVC”, refere Liffert Vogt, especialista dos Centros Médicos da Universidade de Amsterdão, na Holanda e autor do estudo.

“Os conselhos de saúde concentraram-se na limitação da ingestão de sal, mas isso é difícil de alcançar quando as nossas dietas incluem alimentos processados. O potássio ajuda o corpo a excretar mais sódio na urina. No nosso estudo, este mineral dietético foi associado aos maiores ganhos de saúde nas mulheres.”

O estudo incluiu 24.963 participantes (11.267 homens e 13.696 mulheres), com uma idade média de 59 anos para homens e 58 para mulheres, que preencheram um questionário sobre hábitos de vida e facultaram amostrar de sangue e urina.

Os investigadores analisaram então a associação entre a ingestão de potássio e a pressão arterial após o ajuste para idade, sexo e ingestão de sódio.

E, nas mulheres, à medida que a ingestão de potássio (em gramas por dia) aumentava, a pressão arterial diminuía: a cada 1 grama de aumento diário de potássio foi associado uma redução sistólica de 2,4 mmHg na pressão arterial, algo que não se verificou nos homens.

“Os resultados sugerem que o potássio ajuda a preservar a saúde do coração, mas que as mulheres beneficiam mais do que os homens”, refere Liffert Vogt. “A relação entre este e os eventos cardiovasculares foi a mesma, independentemente da ingestão de sal, o que sugere que pode ter outras formas de proteger o coração, além de aumentar a excreção de sódio.”

Os alimentos ricos em potássio são…

A Organização Mundial da Saúde recomenda que os adultos consumam pelo menos 3,5 gramas de potássio e menos de 2 gramas de sódio (5 gramas de sal) por dia. Os alimentos ricos neste tipo de mineral incluem vegetais, frutas, nozes, feijões, laticínios e peixes. Por exemplo, uma banana de 115 gramas tem 375 mg de potássio, 154 gramas de salmão cozido tem 780 mg, uma batata de 136 gramas tem 500 mg e uma chávena de leite tem 375 mg.

“As nossas descobertas indicam que uma dieta saudável para o coração vai além da limitação do consumo de sal e inclui o aumento do teor deste mineral. As empresas de alimentos podem ajudar, trocando o sal padrão à base de sódio por uma alternativa de sal de potássio nos alimentos processados”, refere o especialista.

“Todos devemos priorizar alimentos frescos e não processados, pois são ricos em potássio e pobres em sal.”

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