Scroll Top

O diagnóstico que une a modelo Christie Brinkley e Bono, dos U2

diagnóstico

O que é que a supermodelo Christie Brinkley e Bono, vocalista do U2, têm em comum? Foram ambos diagnosticados com glaucoma durante um exame oftalmológico de rotina. E os dois partilham ainda a surpresa com o diagnóstico, uma vez que não apresentavam problemas de visão. É assim a natureza do glaucoma, uma das principais causas de cegueira em todo o mundo: as pessoas podem perder a maior parte de sua visão antes de apresentarem quaisquer sintomas. E, uma vez perdida, não pode ser recuperada. É por isso que a Academia Americana de Oftalmologia aconselha a realização de exames oftalmológicos regulares para proteger a visão.

O glaucoma é um grupo de doenças que danifica o nervo ótico do olho, que por sua vez transmite informações visuais ao cérebro, permitindo-nos ver.

Como o glaucoma costuma progredir lentamente, afetando apenas a visão periférica ou lateral, as pessoas com glaucoma podem sofrer uma perda significativa da visão antes de darem conta da existência de um problema ou uma alteração na visão. A visão central, usada para ler, conduzir ou ver TV, não é geralmente afetada até que a doença se encontre em estado avançado.

A experiência da modelo e do vocalista dos U2 serve também como lembrete de que o glaucoma não precisa de significar cegueira. Quando detetado precocemente, pode ser tratado com medicamentos ou tratamentos a laser.

“Pode parecer inofensivo adiar um exame oftalmológico de rotina se não se notar nenhuma alteração na visão, mas o glaucoma, assim como algumas outras doenças oculares, pode causar perda de visão sem nenhum sinal de alerta”, confirma Dianna Seldomridge, porta-voz clínica da Academia Americana de Oftalmologia.

“Embora os oftalmologistas tenham várias opções de tratamento eficazes, a melhor proteção contra a perda de visão por glaucoma é um diagnóstico precoce.”

Todos os adultos saudáveis devem, por isso, ​​fazer um exame oftalmológico completo até os 40 anos de idade para detetar doenças oculares e, se houver história familiar de uma destas doenças, devem consultar um oftalmologista o mais rápido possível.

Posts relacionados