Scroll Top

Os benefícios do ‘Janeiro Seco’ ou porque é que deve aceitar o desafio de deixar de beber

janeiro seco

São muitos os que planeiam aderir ao ‘Dry January’, ou ‘Janeiro Seco’, dito em bom português, uma prática que consiste em passar os 31 dias do primeiro mês do ano sem consumir bebidas alcoólicas. E os resultados são, segundo dados da Universidade de Washington, motivos suficientes para aderir.

“As pessoas simplesmente relatam que se sentem melhor”, refere Rotonya Carr, chefe de gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington. “Parar de beber apenas durante 31 dias dá mais energia às pessoas. Simplesmente não estão tão cansadas. Dormem melhor. A pressão arterial melhora, os níveis de colesterol melhoram.”

A perda de peso também é comum para os participantes no ‘Janeiro Seco’, acrescenta.

A investigação já demonstrou que mesmo uma pequena quantidade de álcool faz mal à saúde. Levando esta descoberta muito a sério, milhões de pessoas em todo o mundo comprometem-se em abster-se durante os próximos 31 dias.

Se está a considerar fazê-lo, Carr sugere que planeie como irá lidar com os compromissos sociais que incluem álcool e o que irá beber em vez deste. Outro passo para o sucesso: peça a um amigo que se junte a si na procura de recursos de apoio online.

Se uma pessoa que bebe muito ou sofre de dependência do álcool quiser experimentar o ‘Janeiro Seco’, Carr recomenda que procure o apoio de um médico para desenvolver um plano personalizado e escalonado.

“É uma coisa maravilhosa de se fazer no mês de janeiro, enquanto se pensa nas resoluções de Ano Novo. Mas precisamos de planear, tal como planeamos tudo.”

 

Crédito imagem: iStock

Related Posts