O Centro Clínico Académico de Braga (2CA-Braga), uma parceria entre a Escola de Medicina da Universidade do Minho e o Hospital de Braga, realizou mais de um terço dos ensaios em território nacional no primeiro semestre do ano passado, com destaque para os ensaios clínicos mais avançados, de fase III e IV, com mais de metade realizados naquela região do País.
O 2CA-Braga realizou, assim, nos primeiro seis meses do ano passado, segundo os dados do INFARMED, mais de 38,75% dos ensaios clínicos em Portugal.
Dos 247 estudos clínicos que decorreram em 2021, 107 foram ensaios clínicos e os restantes 140 estudos clínicos observacionais e estudos clínicos com dispositivos médicos.
Quanto ao número de participantes nos trabalhos realizados no 2CA, os dados mostram um aumento de cerca de 50%, com mais de 750 participantes envolvidos nos estudos clínicos.
“Estes resultados mostram a importância de investir nas nossas estruturas de saúde e na articulação entre a academia, a ciência e a clínica para continuar a melhorar os nossos cuidados de saúde”, refere Nuno Sousa, presidente do 2CA-Braga.
“Quando mais de um terço dos ensaios clínicos são realizados no 2CA, este é um dado especialmente importante para as nossas instituições, mas também para todo o País, realçando o trabalho de excelência feito no 2CA e a investigação de qualidade em todo o País”, refere.
Mais ensaios clínicos em neurologia
O 2CA-Braga está a realizar ensaios em 28 áreas terapêuticas, de iniciativa da indústria farmacêutica e de iniciativa do investigador/académicos, estando a área da neurologia a liderar o número de estudos clínicos, com 42 que decorreram em 2021, dos quais 10 estudos clínicos observacionais, seguida da oncologia, gastroenterologia e psiquiatria.
Este centro de ensaio tem vindo a aumentar a cada ano que passa o número de ensaios clínicos em fases mais avançadas, contando atualmente com uma equipa de 17 profissionais, de entre enfermeiros, coordenadores de estudos, farmacêuticos, técnicos de imagiologia, psicólogos, gestores de projetos I&D, entre outros.