Para reduzir o stress no escritório a solução pode ser… ter uma planta

planta

Um estudo da Universidade de Hyogo, no Japão, confirma que uma pequena planta no escritório é suficiente para reduzir o stress dos funcionários.

Masahiro Toyoda, Yuko Yokota, Marni Barnes e Midori Kaneko foram os especialistas que decidiram explorar o uso prático das plantas de interior para melhorar a saúde mental entre funcionários normalmente afastados da exposição a ambientes verdes saudáveis.

Publicadas na revista HortTechnology, as suas descobertas mostram que não é preciso muito para ajudar na redução do stress.

Tendo em conta que, na sociedade moderna, a redução do stress no local de trabalho é uma questão premente, os especialistas decidiram verificar qual o impacto que as plantas têm nas pessoas que enfrentam situações stressantes regularmente.

“Atualmente, poucas pessoas compreendem e utilizam plenamente os benefícios da recuperação do stress proporcionados pelas plantas no local de trabalho”, revela Masahiro Toyoda.

“Para melhorar estas situações, decidimos que é essencial verificar e fornecer evidências científicas sobre o efeito restaurador das plantas no stress num ambiente real de escritório”, revela Masahiro Toyoda.

O benefício de uma planta

Para o confirmar, Toyoda e a sua equipa investigaram mudanças no stress psicológico e fisiológico antes e depois de colocarem uma planta nas mesas de 63 trabalhadores, orientadas para descansarem três minutos quando sentiam fadiga.

O estudo foi dividido em duas fases: um período de controlo sem plantas e um período de intervenção em que os participantes puderam ver e cuidar de uma planta pequena.

Foi oferecido aos participantes a escolha de seis tipos diferentes, colocada junto ao monitor do PC, na sua mesa.

Os efeitos calmantes calculados durante o estudo mostraram que a ansiedade diminuiu significativamente após a presença da planta.

Toyoda e a sua equipa sugerem aos empresários que pequenas plantas de interior podem ser económicas e úteis nos esforços para melhorar as condições dos escritórios para os funcionários.

Posts relacionados