O cancro do fígado é a sétima principal causa de morte por cancro em Portugal, sendo o tipo mais comum o carcinoma hepatocelular, que afeta mais os homens do que as mulheres. Em muitos casos, o cancro do fígado é um cancro evitável, pelo que é importante aumentar a sensibilização para a prevenção. Joseph Kim, oncologista do Markey Cancer Center, da Universidade do Kentucky, explica mais sobre o tema.
Como posso prevenir o cancro do fígado?
Existem alguns passos que pode seguir e que a investigação demonstrou que podem reduzir o risco de cancro do fígado:
Levar a vacina contra a hepatite B: O vírus da hepatite B ataca o fígado. Muitas pessoas infetadas não apresentam sintomas até décadas mais tarde, quando a doença progrediu. É muitas vezes chamada de “epidemia silenciosa” por esse motivo.
A investigação demonstrou que a vacina contra a hepatite B reduz o risco de cancro do fígado em crianças, mas ainda não se sabe se produz o mesmo efeito em adultos.
Obter tratamento para a infeção crónica por hepatite B: Há mais do que uma forma de tratamento para a infeção crónica por VHB, que pode reduzir o risco de desenvolver cancro do fígado.
Prevenir a propagação da hepatite C: Não existe vacina para o VHC, mas existem tratamentos que podem curar a maioria das pessoas. A maioria das novas infeções progride para infeções a longo prazo.
A melhor forma de prevenir o VHC é evitar comportamentos que possam propagar a doença, como partilhar agulhas ou seringas, praticar atividade sexual com uma pessoa infetada pelo VHC ou fazer tatuagens ou piercings não regulamentados.
O teste é o primeiro passo para saber mais sobre a sua saúde. Se tiver VHC, fale com o seu médico imediatamente para iniciar o tratamento.
Manter um fígado saudável: A cirrose é uma cicatriz grave no fígado e pode ser provocada por hepatite ou alcoolismo crónico. Os danos geralmente não podem ser desfeitos, mas, se detetados precocemente, podem ser tratados e podem ser limitados danos adicionais.
Uso moderado de álcool: A cirrose provocada pelo uso excessivo de álcool é um fator de risco para o cancro do fígado. O cancro do fígado também pode ocorrer em consumidores abusivos de álcool que não têm cirrose.
As pessoas que são grandes consumidores de álcool e com cirrose têm 10 vezes mais probabilidades de desenvolver cancro do fígado do que os grandes consumidores de álcool que não têm cirrose.
Deixar de fumar: Além do consumo de álcool, o tabagismo tem sido associado a um maior risco de cancro do fígado. O risco aumenta com o número de cigarros fumados por dia e com o número de anos que a pessoa fumou.