Scroll Top

Dicas para combater a ansiedade no regresso às aulas

regresso às aulas

Nova escola, novos colegas, novos desafios. É assim este regresso às aulas para muitas crianças e jovens, que manifestam a sua incerteza e o receio pelo desconhecido através de sintomas de ansiedade. É para estes e os pais que Craig Sawchuk, psicólogo da Mayo Clinic, deixa alguns conselhos.

“É importante lembrar que nem todas as pessoas reagem às mudanças da mesma forma”, começa por referir o especialista, que acrescenta que o primeiro passo para que os pais possam ajudar os mais ansiosos no regresso às aulas “é manter uma mentalidade saudável e concentrarem-se nos aspetos positivos”.

“Recomendo que se converse com os filhos e se procure entender quais os aspetos da escola que os deixam nervosos. Estão preocupados em fazer novos amigos? Preocupados com a carga excessiva de trabalhos? Há algo novo que possa estar a causar ansiedade, como lidar com a troca de sala entre uma aula e outra? Para o adolescente, algumas vezes conversar sobre estas questões e transformar o nervosismo em palavras pode ajudar a lidar com a ansiedade”, afirma.

O especialista recomenda ainda a partilha de experiências, que os pais falem sobre a ansiedade que também eles sentiram no regresso às aulas e como a superaram. “Isso fará com que os filhos saibam que não são os únicos a passar por isso, que não há problema em estar nervosos e que existem formas de o superar.”

“Lembre-os de serem flexíveis e estarem abertos à possibilidade de que os seus sentimentos podem mudar ao longo do ano. E deixe-os saber que não há problema em não se sentirem bem. Os adolescentes podem ainda precisar de ouvir essa afirmação vinda dos adultos.”

Como ajudar neste regresso às aulas?

Para quem sente ansiedade, é comum a irritação ou a sensação de perda, tristeza, que pode causar problemas a dormir, tensão física e preocupação. Há, nestes casos, algumas dicas a ter em conta:

Estar alerta e ser solidário
Estar alerta para reconhecer preocupações ou ansiedade frequentes e conversar sobre os medos.

Ser otimista
Manter uma atitude positiva sobre a transição e incentivar os jovens a fazer o mesmo.

Praticar relaxamento e aprender novas técnicas para controlar o stress
Explorar como o relaxamento, atenção plena ou outras técnicas de controlo de stress, como ioga, podem acalmar a mente neste regresso às aulas. É possível encontrar online várias aulas gratuitas e apps de saúde mental. Muitas dessas técnicas podem ser acedidas através de dispositivos móveis e podem ser usadas a qualquer hora, em qualquer lugar.

Definir e manter uma rotina diária normal
Ajudar os jovens a acordar e ir dormir o mais próximo possível dos mesmos horários todos os dias. Lembrá-los de que devem beber bastante água, tentar manter uma dieta saudável e se concentrarem-se em fazer atividades físicas. Um corpo saudável ajuda a manter um humor e uma mente saudáveis.

Encontrar apoio junto dos amigos
Ajudá-los a identificarem amigos que possam ajudar.

Related Posts