Scroll Top

Até 50% dos jovens com doenças reumáticas e músculo-esqueléticas de início juvenil interrompem o tratamento

doenças reumáticas e músculo-esqueléticas de início juvenil

Para 1 em cada 2 jovens com doenças reumáticas e músculo-esqueléticas de início juvenil, a doença continua a manifestar-se na idade adulta, o que os obriga a enfrentar muitas vezes desafios que se prolongam ao longo da vida. Muitos adolescentes têm dificuldade em assumir a responsabilidade pela sua doença, sobretudo conciliar escola, vida social e descobrir quem são e o seu lugar no mundo. Isto pode tornar a transição do atendimento pediátrico para o atendimento de adultos particularmente difícil, o que motiva que até 50% dos jovens com doenças reumáticas e músculo-esqueléticas de início juvenil interrompam o tratamento, o que leva a piores resultados da doença.

Para resolver esta situação, a Aliança Europeia de Associações de Reumatologia (EULAR) reuniu um novo conjunto de pontos a considerar para ajudar os jovens e as suas equipas de cuidados de transição a maximizar a oferta de educação ao doente, especificamente centradas na atividade física e na autogestão da dor.

Já existiam recomendações completas sobre os cuidados de transição, mas foi agra identificada uma lacuna em torno deste tema específico.

O novo trabalho, publicado na revista Annals of the Rheumatic Diseases, inclui dois princípios abrangentes e sete pontos a considerar.

Estas diretrizes sugerem priorizar a educação sobre atividade física e autogestão através de um apoio precoce, personalizado e flexível para ajudar os jovens com doenças reumáticas e músculo-esqueléticas de início juvenil a autogerir a sua condição.

O foco central é aumentar o conhecimento e a literacia em saúde, capacitando os jovens para avaliarem criticamente a informação e envolverem-se na tomada de decisões partilhadas e informadas.

Ao promover hábitos saudáveis ​​e ao incentivar atividades físicas prazerosas, as guidelines visam promover mudanças comportamentais duradouras entre aqueles que apresentam doenças reumáticas e músculo-esqueléticas de início juvenil. O objetivo do EULAR é que a nova publicação oriente a prática clínica e apoie a transição dos cuidados de serviços pediátricos para adultos.

 

Crédito imagem: iStock

Posts relacionados