Scroll Top

Risco para a forma mais grave de dengue é superior entre os europeus

Um mosquito da família Aedes, que transmite dengue

Uma espécie do mosquito portador do vírus da dengue já foi por cá detetada, ainda que sem indícios de risco acrescido para a população nacional. Ainda assim, é do Instituto de Investigação e Inovação da Universidade do Porto (i3S) que chega um trabalho sobre o tema, realizado em parceria com investigadores do Instituto Pasteur, em Paris, e com várias equipas asiáticas. E que conclui que são os europeus, juntamente com os asiáticos, os mais suscetíveis à forma mais grave da doença.

A equipa identificou dois genes relacionados com a inflamação dos vasos sanguíneos subjacentes ao risco de Síndrome de Choque da Dengue, uma das formas mais graves da doença.

A esta descoberta, junta a de outros quatro genes, também eles relacionados com o risco de Dengue Clássica, que acabam por interferir com o metabolismo dos medicamentos.

As variações genéticas detetadas, que são diferentes consoante a origem de quem é afetado, justificam as variações de suscetibilidade à infeção.

É isso que explica porque é que as pessoas com ascendência europeia têm um risco inferior no que diz respeito à Dengue Clássica, sendo mais suscetíveis a formas mais graves da infeção, como o Síndrome de Choque da Dengue.

O trabalho, que teve por base um vasto estudo genético a 411 pacientes com infeção por vírus da dengue e 290 indivíduos saudáveis admitidos em três hospitais na Tailândia entre 2000 e 2003, revela que o risco genético, conferido pela combinação das variantes nesses genes, é muito diferente entre os povos.

Os asiáticos do Sudeste e do Nordeste são altamente suscetíveis aos vírus, apresentando Dengue Clássica e Síndrome de Choque da Dengue, enquanto os africanos estão melhor protegidos contra esta última.

Proteção individual contra a picada é a melhor prevenção

Transmitida através da picada dos mosquitos do género Aedes infetados com o vírus, a doença manifesta-se geralmente por febre, dores de cabeça, dores nos músculos e articulações, vómitos e manchas vermelhas na pele.

A principal medida de prevenção é a proteção individual contra a picada do mosquito.

Related Posts