Scroll Top

São João promove a amamentação e apoia os pais no regresso à vida profissional

amamentação

Até 6 de outubro, a Semana Europeia da Amamentação assinala-se no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), com um conjunto de ações que pretendem promover a amamentação e a necessidade de apoiar as mães e pais na vida profissional ativa.

Entre as várias ações, destaque para a sessão sobre ‘Legislação de Apoio à Mulher que Amamenta’. “Desde a gravidez ao pós-parto, existe legislação que protege o casal no regresso à vida profissional. É importante sensibilizarmos e alertarmos as nossas grávidas/casais para os direitos de que dispõem”, explica Carmo Prucha, enfermeira-chefe do serviço de Obstetrícia do CHUSJ.

A amamentação é um indicador da qualidade na saúde e o leite materno constitui a melhor forma de fornecer os nutrientes necessários, estando comprovados os vários benefícios, quer para a mãe, quer para o bebé. Assim, “proporcionar um ambiente adequado para uma alimentação infantil saudável é um imperativo de toda a sociedade civil”, defende a responsável.

As enfermeiras de saúde materna e obstétrica do CHUSJ vão ainda dinamizar outros momentos, tais como: ações sobre os benefícios do contacto pele com pele; dinâmicas de grupo com casais e um quizz sobre amamentação.

Ao longo da semana, a campanha de sensibilização ‘Memórias da Amamentação’ vai desafiar a comunidade hospitalar e as mães de bebés nascidos nesta unidade a participar, através de um registo fotográfico (uma fotografia a amamentar o seu filho ou da própria a ser amamentada em bebé, com indicação do ano em que foi registado o momento). Além disso, será oferecida uma fotografia polaroid às puérperas a amamentar os seus bebés, procurando sensibilizá-las para a importância do aleitamento materno.

Recorde-se que a UNICEF recomenda o aleitamento materno exclusivo até aos seis meses de vida e a sua manutenção, com alimentos complementares, pelo menos, até ao segundo ano de vida.

 

Crédito: Monica Turlui (Pexels)

Posts relacionados