Quer melhorar a sua saúde cardiovascular, mas os dez mil passos por dia ficam sempre para depois? Nada tema: de acordo com um novo estudo da Universidade de Tulane, nos EUA, subir pelo menos 50 degraus de escadas por dia pode reduzir significativamente o risco de doença cardíaca.
O estudo, publicado na revista Atherosclerosis, concluiu que subir mais de cinco lanços de escadas por dia pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares em 20%.
As doenças cardiovasculares ateroscleróticas, juntamente com a doença arterial coronária e o acidente vascular cerebral, são as principais causas de morbilidade e mortalidade em todo o mundo.
“Pequenos momentos de subida de escadas de alta intensidade são uma forma eficiente em termos de tempo para melhorar a aptidão cardiorrespiratória e o perfil lipídico, especialmente entre as pessoas que não conseguem cumprir as atuais recomendações de atividade física”, afirma o autor correspondente, Lu Qi, professor na Tulane University School of Public Health and Tropical Medicine.
“Estas descobertas destacam as vantagens potenciais de subir escadas como medida preventiva primária para as doenças cardiovasculares ateroscleróticas na população em geral.”
O estudo conclui que subir mais escadas diariamente reduz especialmente o risco de doenças cardiovasculares nas pessoas menos suscetíveis. No entanto, Qi afirma que o aumento do risco de doença cardíaca em pessoas mais suscetíveis poderia ser “efetivamente compensado” pela subida diária.
“Este estudo fornece novas provas dos efeitos protetores da subida de escadas, sobretudo em indivíduos com múltiplos fatores de risco”, conclui.