Scroll Top

Mais de metade dos menores de seis anos nunca visitou o dentista

crianças não vão ao dentista

“Ter dentes saudáveis em criança é fundamental por muitos motivos: assegura uma alimentação correta, facilita a aprendizagem fluída da fala e previne a ocorrência de vários problemas na idade adulta. Torna-se, por isso, decisivo levar o seu filho ao médico dentista.” Um alerta da Associação Best Quality Dental Centers (BQDC), no âmbito do Dia Mundial da Criança, que se assinala no dia 01 de junho.

De acordo com os dados do mais recente Barómetro da Saúde Oral, da Ordem dos Médicos Dentistas, 60,6% das crianças menores de seis anos nunca foram a um médico dentista. No entanto, refere João Braga, dentista e membro da BQDC, “a primeira visita ao médico dentista deve acontecer logo que nasça o primeiro dente decíduo (de leite), que normalmente ocorre entre os seis e doze meses de idade, de forma a estabelecer um programa preventivo de saúde oral e a intercetar hábitos que possam ser prejudiciais”.

Ainda de acordo com o especialista, “a consulta no médico dentista não é menos importante que a consulta no pediatra. Apesar do pediatra ou médico de família fazerem uma avaliação do estado de saúde oral, esta é sempre superficial, principalmente pela limitação de meios técnicos (instrumentos, iluminação, entre outros)”.

Nunca é cedo para começar, recomenda a BQDC

Mas os cuidados com a saúde oral começam, ou deviam começar, antes ainda da primeira consulta. “Cabe aos pais efetuar uma higienização adequada da boca do bebé, devendo a grávida questionar o seu médico dentista sobre os cuidados a ter relativamente à higiene oral do seu filho”.

“Pequenos gestos” que, garante o especialista, “parecem insignificantes, mas têm realmente impacto no crescimento oral da criança e naquilo que será a sua saúde oral em idade adulta. É preciso aconselhar os pais das crianças em relação ao flúor, às técnicas de higiene oral, à prevenção de cáries, ao controlo dos açúcares na alimentação e ao uso da chupeta. Tudo isto influencia a saúde oral e tem de ser visto e avaliado cuidadosamente, caso a caso”.

Posts relacionados