Scroll Top

Se vai praticar exercício, tenha cuidado com a sua boca

exercício e saúde oral

Quando pensamos em atividades desportivas, a ideia de vir a ter problemas dentários pode não nos ocorrer. Mas devia. O alerta vem de João Carlos Ramos, médico dentista do grupo Best Quality Dental Centers (BQDC) que, a propósito do Dia Mundial da Atividade Física, que se assinala no próximo sábado (06 de abril), chama a atenção para o risco de traumatismos orais.

E não são apenas os suspeitos do costume, como andar de bicicleta ou skate que pode causar danos nos dentes. “Os desportos de contacto que não usam regularmente protetores bucais para prevenção, como basquetebol, futebol ou andebol são os que têm uma prevalência de traumatologia oral maior”, confirma o médico.

A estes acrescenta outros, como andar de bicicleta, skate, trotinete, desportos aquáticos, etc., que podem estar associados a lesões.

“Estes são os desportos que originam maiores ocorrência de traumatismos orais porque são praticados por crianças, jovens e adultos que não usam qualquer tipo de protetor bucal.”

Cuidados para prevenir o pior

De forma a evitar os traumatismos orais na prática de desporto, existem alguns cuidados preventivos a ter. João Carlos Ramos explica que, em primeiro lugar, todos os desportistas devem consultar o médico dentista para avaliação do seu estado de saúde oral e, no caso de serem portadores de fatores de risco intrínseco, proceder aos tratamentos dentários necessários;

Em segundo lugar, devem-se usar protetores bucais adequados ao tipo e intensidade do desporto de cada praticante. A extensão, espessura, desenho e material de confeção varia em função do risco do desporto. Tal como a utilização, ou não, de aparelhos ortodônticos que também vai influenciar o tipo de protetores bucais a usar.

Por último, não se devem comprar protetores bucais standard ou adaptáveis em centros comerciais e em plataformas online. “Os protetores bucais devem ser totalmente individualizados e confecionados pelos profissionais de saúde oral.”

A importância de consultar o dentista no caso de traumatismos orais

No caso de ocorrência de um traumatismo oral, ainda que parcial, deve sempre ser consultado um médico dentista para um correto diagnóstico e tratamento.

Para além dos danos físicos e imediatos, podem existir outro tipo de consequências a médio e longo prazo. “A literatura documenta que, principalmente as crianças e adolescentes que sofrem acidentes traumatológicos orais que implicam tratamentos complexos e demorados, não ou incorretamente resolvidos, padecem frequentemente de problemas emocionais e sociais”.

“Mesmo no que respeita aos danos físicos, é importante referir que, por vezes, os mais importantes nem sempre são aqueles que ocorrem de imediato no momento dos traumatismos orais”, alerta o especialista.

“Algumas complicações podem ocorrer apenas a médio e longo prazo (muitos anos depois), pelo que o controlo regular anual do paciente é de crucial importância. Quanto mais cedo se diagnosticarem as complicações, mais possibilidades existe de implementar um tratamento com sucesso. Importa referir que, como em muitas outras áreas, o preço da prevenção é significativamente mais baixo que os custos dos tratamentos quando necessários.”

Posts relacionados