Scroll Top

STOP Insónia: o guia com soluções práticas para melhorar o seu sono

combater a insónia

Quantas noites mal dormidas já teve? Quantas vezes deu por si a tentar adormecer ou a acordar várias vezes ao longo da noite? Ou ainda a sentir-se exausto durante o dia? A insónia é um problema que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro, podendo interferir em diversas áreas da vida, prejudicando a produtividade, a saúde e o bem-estar. O livro “STOP Insónia!” quer ajudar a combatê-las. 

Para resolver este problema, a editora PACTOR apresenta este guia de autoajuda com exercícios e meditações para dizer adeus à angústia e ao stress das noites mal dormidas e encontrar soluções eficazes para melhorar o sono e o bem-estar.

No livro, pode ler-se que a primeira competência prática é conhecer a sua insónia: “é uma dificuldade pela qual qualquer pessoa pode passar. Contudo, quando falamos de insónia como uma dificuldade que acontece pelo menos três vezes por semana, durante pelo menos três meses, ou seja, quando é crónica, o sofrimento e o impacto que traz são muito significativos.”

Este guia de autoajuda aborda temas como insónia, sono, terapias cognitivo-comportamentais, competências, lidar com pensamentos e emoções difíceis, ciclo da insónia, autocompaixão e autocrítica, diário do sono, restrição de tempo na cama, mindfulness vs. mindlessness, valores pessoais, modelo “triflex” da flexibilidade psicológica, desfusão cognitiva e intervenção farmacológica.

Concentrando-se em técnicas de mindfulness, aceitação e compaixão, o “STOP Insónia!”,  da autoria de Maria João Martins (Coordenadora), Alícia Marques, Andreia Ferreira, Joana Martins, Sandra Xavier, Sofia Caetano, psicólogas clínicas da Universidade de Coimbra, e Célia Lavaredas, médica de Medicina Geral e Familiar da mesma instituição, tem exercícios práticos, meditações guiadas, espaço para reflexões pessoais e registo das práticas. Este guia é útil quer para o público em geral como para profissionais de saúde, psicólogos e terapeutas que se interessam e pretendem conhecer técnicas comprovadas para ajudar os seus pacientes.

insónias

Related Posts