Um total de 1,25 milhões de pessoas morreram de tuberculose em 2023, revelam os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), que confirma que esta doença voltou, muito provavelmente, a ser a principal causa de morte no mundo por um único agente infeccioso, após três anos em que foi substituída pela Covid-19. Isto apesar de ser tratável e curável. Foi também a principal causa de morte de pessoas com VIH e uma das principais causas de mortes relacionadas com a resistência antimicrobiana.
Em 2023, estima-se que 10,8 milhões de pessoas tenham adoecido com tuberculose em todo o mundo, incluindo 6,0 milhões de homens, 3,6 milhões de mulheres e 1,3 milhões de crianças. Uma doença que, segundo a OMS, está presente em todos os países e grupos etários.
A tuberculose multirresistente continua a ser uma crise de saúde pública e uma ameaça à segurança da saúde: apenas cerca de duas em cada cinco pessoas com a doença resistente aos medicamentos tiveram acesso a tratamento em 2023.
Os esforços globais para combater a doença salvaram cerca de 79 milhões de vidas desde o ano 2000, mas é necessário fazer mais. São necessários, anualmente, 22 mil milhões de dólares para a prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidados da tuberculose, a fim de atingir a meta global de acabar com a epidemia até 2030.
“O relatório global da OMS sobre a tuberculose para 2024 revela uma realidade preocupante: A tuberculose voltou provavelmente a ser a principal causa de morte por doença infecciosa no mundo”, afirma Teresa Kasaeva, Diretor do Programa Global de Tuberculose da OMS.
“Estamos confrontados com uma multiplicidade de desafios formidáveis: défices de financiamento, encargos financeiros catastróficos para muitas famílias afetadas pela doença, alterações climáticas, conflitos, migrações e deslocações, pandemias e a necessidade urgente de combater a tuberculose resistente aos medicamentos, um importante fator de resistência antimicrobiana”, acrescenta.
É, por isso, “imperativo que nos unamos em todos os sectores e partes interessadas para enfrentar estas questões prementes e intensificar os nossos esforços, transformando as nossas promessas em recursos tangíveis e numa determinação inabalável. Só através da nossa determinação coletiva poderemos dar passos significativos na nossa batalha para acabar com a tuberculose de uma vez por todas”.
Mais casos de tuberculose entre os homens
A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis, que se propaga quando as pessoas doentes expelem bactérias para o ar (por exemplo, através da tosse). Estima-se que cerca de um quarto da população mundial tenha sido infetada pela doença cujo risco.
Do total de pessoas que têm este problema de saúde todos os anos, cerca de 90% são adultos, havendo mais casos entre os homens do que entre as mulheres.