Scroll Top

ULS São José fez 1.900 cirurgias robóticas em cinco anos

cirurgias robóticas no SNS

A Unidade Local de Saúde (ULS) de São José realizou cerca de 1.900 cirurgias robóticas desde a inauguração do seu primeiro robô cirúrgico, no dia 8 de novembro de 2019. Este foi o primeiro do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e a cirurgia robótica é já utilizada em diversas especialidades, incluindo urologia, cirurgia colorretal, bariátrica, hepatobiliar, pancreática, endócrina, esofagogástrica, torácica, ginecológica e pediátrica.

Durante os anos de pandemia, comprovou-se um crescimento acentuado no número de cirurgias robóticas: 158 em 2020 e 257 em 2021, lê-se na nota partilhada no site do SNS. Este ano, até 31 de outubro, já foram realizadas mais de 560 cirurgias robóticas. 

Perante o sucesso da cirurgia robótica, Rosa Valente de Matos, presidente do Conselho de Administração da ULS São José, afirma que este é “o maior centro de robótica do País”, sendo o desejo de crescer ainda mais e “continuar este caminho, na vanguarda, a inovar no cuidar”.

Além disso, acrescenta que “a robótica tem grandes benefícios para os doentes”, como uma menor perda de sangue, diminuição da dor e ainda melhor cosmética e é ainda “também uma forma de motivar e atrair profissionais”.

 

Crédito imagem: iStock

Related Posts