Scroll Top

Cascais vai testar toda a população do concelho para a COVID-19

Cascais testa COVID-19

Os resultados preliminares do estudo feito à propagação do novo coronavírus em Cascais, o primeiro em Portugal feito a uma amostra da população, revelam que, no máximo, 5,53% das famílias de Cascais pode estar imunizada para a Covid-19, um valor muito acima dos 0,1% indicados pela Direção-Geral da Saúde. Agora, a autarquia quer testar todos os residentes.

Realizado entre 9 de abril e 9 de maio, os resultados do estudo, com base em 429 testes estão em linha com as conclusões dos trabalhos feitos pelo Imperial College de Londres e pela Fundação Champalimaud e Algarve Biomedical Center, que avançam percentagem de contacto de 5% e 2,8%.

Valores que levam a autarquia a anunciar que vai ser a primeira do País e uma das poucas no mundo a testar toda a sua população, avançando já, na próxima semana, com testes serológicos capazes de avaliar com elevada precisão o número de potenciais infetados entre os mais de 200 mil habitantes.

Os testes são gratuitos e serão realizados através de colheitas de sangue nos mais de 18 laboratórios, Germano de Sousa e Joaquim Chaves, localizados em Cascais.

 A Câmara Municipal de Cascais, adicionalmente disponibilizará equipas móveis de enfermeiros que se deslocarão às residências de grupos prioritários ou de risco, para aí procederem à recolha de amostras para análise.

O objetivo é fazer 5.000 testes por semana, que é a capacidade máxima dos laboratórios nesta fase. 

Testes usados pela primeira vez em Cascais

Os testes serológicos a utilizar são uma tecnologia inovadora, que apresenta elevada sensibilidade clínica e especificidade e serão utilizados pela primeira vez em Portugal.

A ideia é obter um panorama mais realista sobre a prevalência de pessoas com potencial imunidade na população, permitindo preparar melhor o futuro.

Posts relacionados