
A comida faz parte do Natal. O que significa um frigorífico bem abastecido, o que torna mais difícil ver o que lé está e quando os alimentos estão fora do prazo, tornando mais fácil deixar os alimentos por muito tempo antes de serem consumidos. É, por isso, importante manter a temperatura do frigorífico baixa (máximo de 4° C), para evitar que os alimentos se estraguem ou sejam perigosos.
Regra geral, ao reduzir a temperatura do seu frigorífico de 8° C para 4° C, pode guardar os alimentos o dobro do tempo antes de se tornarem inseguros ou estragarem.
No projeto SafeConsume, da União Europeia, investigadores da Noruega, Portugal, França, Inglaterra e Roménia verificaram as temperaturas dos frigoríficos em 75 cozinhas europeias e confirmaram que estas eram, em média, de 5,5° C e que num em cada três frigoríficos a temperatura era superior a 6° C.
Perturbadoramente, as temperaturas mais altas do frigorífico foram encontradas em residências com idosos. Nesse grupo, a maior temperatura medida foi acima de 12° C, e a temperatura média foi de quase 7° C, o que os especialistas consideram ser grave, uma vez que este grupo está entre os mais vulneráveis em termos de infeção de origem alimentar e, particularmente, listeriose, refere Solveig Langsrud, uma das autoras da pesquisa e a líder do projeto SafeConsume.
Listeria, um perigo no frigorífico
A Listeria monocytogenes pode causar a doença listeriose, que apresenta alta taxa de mortalidade. Embora as bactérias como Salmonella ou E.coli não cresçam em condições normais de refrigeração, a Listeria pode, e se a temperatura do frigorífico exceder 4° C, essas bactérias crescem ainda mais rápido do que o normal, sem que se note nenhuma diferença no sabor ou cheiro.
Idosos, mulheres grávidas e pessoas imunocomprometidas são particularmente vulneráveis à listeriose.
Preste, por isso, atenção extra aos alimentos prontos com data de validade, como queijos de pasta mole, frios e peixes fumados, diz uma das cientistas por detrás do estudo, Daniela Borda, da Faculdade de Ciências Alimentares e Engenharia de Galati, Roménia.
No entanto, para alimentos caseiros, não há prazo de validade e pode ser difícil decidir por quanto tempo estes podem ser armazenados.
As sobras de jantares cozidos ou fritos devem ser resfriadas rapidamente e devem ser reaquecidas completamente antes de comer.
Essas sobras podem ser armazenadas com segurança por cinco a seis dias no firgorífico, se a temperatura máxima for 4° C. Mas se a temperatura subir até oito graus, a comida só é segura por alguns dias e pode rapidamente acabar por ser deitada fora.
Por isso, manter os alimentos frios, abaixo de 4° C e não por muito tempo, é a coisa mais segura a fazer.
Conselhos para manter os alimentos seguros
Os cientistas do SafeConsume investigaram também se as pessoas conseguiam determinar a temperatura do frigorífico ao tocar nos alimentos. A resposta é clara: infelizmente, não.
Ao todo, 320 consumidores foram convidados a tocar em diferentes itens refrigerados (por exemplo, lata de cerveja, garrafa de vidro) e adivinhar a temperatura.
Para itens armazenados a 4° C, as pessoas geralmente calculam temperaturas de dois a três graus. Mais preocupante, é o caso dos produtos armazenados a 8° C. Aqui, as pessoas geralmente presumiam que estes se encontravam a três a cinco graus Celsius.
Embora os frigoríficos costumem ter um indicador de temperatura, isso pode ser impreciso e não mostra a temperatura dos alimentos. Depois, a temperatura pode ser diferente entre as diferentes prateleiras. Por exemplo, a temperatura nos compartimentos da porta é mais alta, por isso evite guardar alimentos perecíveis na porta, diz Daniela Borda
Para manter a sua comida segura:
- Siga os rótulos e não coma alimentos após a data de validade; cozinhe-os de acordo com as instruções e certifique-se de que a temperatura do frigorífico está, no máximo, a 4° C.
- Para alimentos sem data de validade (como comida caseira, frutas cortadas, vegetais e sobras), não coma alimentos após cinco dias de armazenamento; congele alimentos que não espera comer em cinco dias e coloque-os no frigorífico dentro de duas horas, a temperatura ambiente normal, à volta de 22° C.