Os rins são dois órgãos em forma de feijão localizados logo abaixo da caixa torácica, um de cada lado da coluna e, quando são saudáveis, filtram o sangue para remover resíduos e água extra e produzir urina. O cancro do rim, também conhecido como carcinoma de células renais, forma-se quando as células saudáveis num ou em ambos os rins crescem fora de controlo. Eric A. Singer, chefe associado de Urologia e diretor do Programa de Cancro do Rim no Rutgers Cancer Institute de Nova Jersey, responde a perguntas comuns sobre esta doença que, segundo o Globocan, matou mais de 500 portugueses em 2020.
Quais os fatores de risco para o cancro do rim?
Os fatores de risco para o desenvolvimento de cancro do rim incluem tabagismo, obesidade, pressão alta e pessoas a fazer diálise de longo prazo para tratar insuficiência renal crónica. Além disso, se alguém da família tiver cancro do rim, a probabilidade de ter é maior.
Quais os sintomas associados a este tipo de tumor?
Embora os sintomas possam não surgir logo no início, alguns destes incluem sangue na urina, dor de lado que teima em não desaparecer, a presença de uma massa de lado ou na parte inferior das costas, cansaço, perda de peso inexplicável, febre e inchaço dos tornozelos e pernas.
O que se deve fazer quando surgem problemas de saúde que podem indiciar a presença deste tipo de cancro?
As pessoas que apresentam os sintomas listados acima devem informar o seu médico para que qualquer problema possa ser diagnosticado e tratado o mais cedo possível. Existem muitas opções de tratamento disponíveis para pessoas diagnosticadas com cancro do rim. A consulta com um oncologista urológico ajudará a determinar o tratamento mais adequado para cada pessoa, com base no tamanho do tumor e se ele se espalhou ou não para fora do rim.