Os cães podem sentir o cheiro do stress através do suor e da respiração humana, descobriu um novo estudo realizado por investigadores da Queen’s University Belfast, na Irlanda.
O estudo envolveu quatro cães de Belfast, Treo, Fingal, Soot e Winnie, e 36 pessoas. Os cientistas recolheram amostras de suor e respiração dos participantes antes e depois de resolverem um problema de matemática difícil, a quem foi pedido que relatassem os seus níveis de stress também antes e depois da tarefa.
Os cães foram ensinados a pesquisar uma linha de cheiros e a alertar os cientistas sobre a amostra correta.
Clara Wilson, uma das autoras do trabalho, revela que “as descobertas mostram que nós, como seres humanos, produzimos cheiros diferentes através do suor e da respiração quando estamos stressados e os cães podem distinguir isso a partir do nosso cheiro, mesmo que seja alguém que eles não conhecem”.
“A pesquisa destaca que os cães não precisam de sinais visuais ou de áudio para captar o stress humano. Este é o primeiro estudo deste tipo e fornece evidências de que os cães podem sentir o cheiro do stress apenas pela respiração e pelo suor, o que pode ser útil ao treinar o cão.”.
Um dos caninos super farejadores que participou do estudo foi o Treo, um Cocker Spaniel de dois anos. A sua dona, Helen Parks, diz que o estudo a tornou “mais conscientes da capacidade de um cão de usar o nariz para ‘ver’ o mundo. Acreditamos que este estudo realmente desenvolveu a capacidade do Treo de sentir uma mudança na emoção em casa. O estudo reforçou para nós que os cães são altamente sensíveis e animais intuitivos e há imenso valor em usar o que eles fazem melhor – cheirar!”