O início do ano letivo significa novas aulas novas, material escolar novo e, para muitas crianças, sapatos novos. Se a lista de compras para o regresso às aulas incluir um novo par de ténis, é importante escolher os que tenham bom apoio e que se ajustem bem, de acordo com os cirurgiões ortopédicos pediátricos do Hospital for Special Surgery, instituição norte-americana especializada em ortopedia.
“Quando os pais nos trazem os filhos com dores nos pés ou com uma lesão, a primeira coisa que faço é perguntar-lhes pelo calçado. O problema é muitas vezes o calçado inadequado ou mal ajustado”, afirma John Blanco, ortopedista. “O calçado tem muito a ver com a forma como os pés funcionam no dia-a-dia, sobretudo durante atividades desportivas.”
Blanco diz que umas sapatilhas devem ajustar-se bem em termos de comprimento e largura, ter um bom suporte de arco e ser feitas de materiais resistentes. “Se nos pudéssemos certificar de que o calçado tem o tamanho certo, tem o suporte adequado e está bem atado, provavelmente resolveríamos 80% dos problemas básicos dos pés que vemos nas crianças”, afirma.
E não é preciso gastar muito dinheiro para ter um bom par. “O preço dos ténis não tem nada a ver com a qualidade do calçado”, confirma o especialista. “Estou sempre a ver crianças com calçado que pode parecer elegante por fora, mas olhamos para dentro e vemos que não dá apoio.”
O médico recomenda, por isso, ténis com atacadores em vez de velcro, que dão menos apoio e considera importante que os jovens apertem os atacadores sempre que calçam os ténis. “Muitas crianças têm o hábito de enfiar e tirar o pé de um sapato sem o atar adequadamente, o que afeta a forma como o sapato assenta”, explica. “Um sapato solto pode deixar uma pessoa mais propensa a lesões se praticar um desporto.”
Os atacadores devem ir até ao orifício superior e devem ser apertados com firmeza, uma vez que os sapatos com atacadores corretos dão mais estabilidade ao pé.
Como escolher os melhores técnis
Ao escolher os ténis, Joseph Molony, fisioterapeuta e gestor do Programa para Jovens Atletas, recomenda que as pessoas comecem com uns ténis de marca e de boa qualidade. Não é necessário comprar um modelo de luxo topo de gama, mas os de marcas consolidadas são geralmente bem construídos, com materiais de qualidade. E dá conselhos adicionais para a compra de ténis.
Há que identificar a marca que melhor se adapta. Cada empresa utiliza um molde de pé específico ao conceber o calçado. Uma pessoa pode precisar de um calcanhar mais estreito, de uma biqueira mais larga ou de um arco mais alto, pelo que deve experimentar diferentes marcas para ver qual o modelo que melhor se adapta à estrutura do seu pé. Uma vez identificado o modelo que lhe assenta bem, pode geralmente ficar com essa marca.
O sapato deve assentar confortavelmente, sem espaços entre o pé e o interior do sapato. Por exemplo, uma pessoa com um pé estreito pode não se dar bem com um calçado com uma caixa de dedos larga.
O calcanhar não deve subir para fora dos ténis quando se anda. Mesmo que sejam confortáveis, o calcanhar não deve deslizar para cima e para baixo.
Tenha cuidado ao considerar ténis macios, flexíveis, de treino cruzado e minimalistas (se conseguir enrolá-los ou torcê-los facilmente, geralmente pertencem a esta categoria). Embora possam ser confortáveis e adequados para alguns, não são a melhor escolha para crianças que precisam de ténis com apoio.
Os corredores podem querer alternar as sapatilhas de corrida de dois em dois dias, uma vez que os materiais das sapatilhas demoram frequentemente algum tempo a recuperar a sua forma.
Há que usar o calçado adequado para a atividade atlética. E, segundo Blanco, é ainda importante retirar o calçado quando estiver gasto. É que muitos adolescentes agarram-se aos seus sapatos durante demasiado tempo. “O principal problema que vejo é que as pessoas usam os ténis até ao fim. Os atacadores estão partidos, o dedo do pé está a rasgar a parte lateral do sapato, a sola está gasta, mas eles adoram-nos.”