Scroll Top

Como o computador se pode tornar numa valente dor… de pescoço

dor no pescoço ao computador

É tão comum, que já nem damos conta que o fazemos, ainda que a nossa saúde guarde memória, com consequências futuras. Falamos da postura em frente ao computador, com a cabeça projetada para a frente para olhar mais de perto para o ecrã.

A posição até pode parecer aparentemente inofensiva, mas ao longo do tempo comprime o pescoço e pode levar a fadiga, dores de cabeça, falta de concentração, aumento da tensão muscular e até mesmo a lesão das vértebras.

O alerta vem da Universidade de São Francisco, nos EUA, onde Erik Peper, professor de Saúde Holística daquela instituição e vários colegas, decidiram testar os efeitos desta posição na cabeça e no pescoço, publicado em forma de estudo na revista Biofeedback.

“Quando a postura é alta e ereta, os músculos das costas podem facilmente suportar o peso da cabeça e pescoço”, explica, em declarações à universidade.

“Mas quando a cabeça se projeta para a frente num ângulo de 45 graus, o pescoço age como uma alavanca longa, a levantar um objeto pesado. Agora, o peso muscular da cabeça e pescoço é o equivalente a cerca de 45 quilos. Não é de surpreender que as pessoas tenham rigidez no pescoço e dores nos ombros e nas costas”, acrescenta.

Os efeitos da má postura

O estudo foi feito com 87 alunos, a quem se pediu que se sentassem com a cabeça alinhada e que a virassem.

O pedido seguinte foi para que projetassem o pescoço e cabeça para a frente. Contas feitas, 92% relataram ser capazes de virar a cabeça muito mais longe quando esta não está a ser projetada para a frente

No segundo teste, 125 estudantes projetaram o pescoço por 30 segundos. Ao todo, 98% relataram algum nível de dor na cabeça, pescoço ou olhos.

Formas simples de resolver o problema

Para quem sofre de dores de cabeça ou pescoço e dores nas costas devido ao trabalho à frente do computador, o conselho é simples: verificar a postura e certificar-se que a sua cabeça está alinhada em cima do pescoço, como se estivesse presa por um fio invisível que cai a partir do teto.

Outra solução é aumentar o tamanho da letra, usar óculos de leitura ou colocar o computador num suporte ao nível dos olhos, tudo para facilitar a leitura sem esforço. E sem dor.

Related Posts