Scroll Top

Alerta para o risco de confiar em dicas de saúde sobre gota no TikTok

vídeos sobre gota

Um novo artigo, publicado na revista Rheumatology Advances in Practice, indica que os vídeos do TikTok sobre a gota são frequentemente enganadores, inconsistentes ou imprecisos.

A gota é uma artrite inflamatória dolorosa causada pelo excesso de ácido úrico no sangue, que cristaliza e se deposita nas articulações. Estima-se que 41 milhões de pessoas em todo o mundo sofram de gota, com os médicos a diagnosticarem cerca de sete milhões de novos casos por ano.

Existem lacunas persistentes na sensibilização e compreensão sobre a gota entre os doentes e o público em geral e, apesar de existirem diretrizes para um controlo eficaz da gota, a doença continua a ser mal controlada entre os doentes.

O papel das redes sociais na informação sobre saúde

Cerca de 98% das pessoas com 12 anos ou mais utilizam as redes sociais, e aquelas com problemas de saúde (52%) são mais propensas a partilhar informações sobre saúde nestas plataformas.

O TikTok, com 1,2 mil milhões de utilizadores, é particularmente influente na formação de crenças, perceções e comportamentos do público. Um inquérito recente a 1.172 mulheres entre os 18 e os 29 anos revelou que cerca de 70% procuraram intencionalmente informações sobre saúde no TikTok, enquanto 92% encontraram o conteúdo por acaso.

Para perceber o que se passa quando se trata da gota, os investigadores pesquisaram o termo na página “Descobrir” do TikTok e recolheram os primeiros 200 vídeos encontrados a 5 de dezembro de 2024. Uma investigação que revelou que as pessoas com este problema ou familiares próximos eram os apresentadores de vídeos mais frequentes (27%), seguidos pelos profissionais de saúde (24%) e pelos membros do público em geral (23%). O principal objetivo dos vídeos era fornecer dicas de saúde (38%), partilhar histórias pessoais sobre a gota (20%) e vender produtos (19%).

Aproximadamente 45% dos vídeos mencionavam fatores de risco para a gota, sendo a dieta e o estilo de vida os mais comuns (90%). Cerca de 79% dos vídeos do TikTok abordavam o controlo da gota no seu conteúdo, com foco em dicas alimentares.

Alguns vídeos mencionavam alimentos a evitar, como um, protagonizado por um paciente hospitalizado por gota, que informava sobre como era possível “reduzir a incidência de gota diminuindo o consumo de sal, álcool e carne vermelha”. Os suplementos, os remédios caseiros ou à base de plantas também foram frequentemente referidos como formas de controlo da gota, com vídeos a promoverem produtos como “comprimidos feitos de ervas puras, sem hormonas e sem efeitos secundários”.

Apenas sete dos vídeos do TikTok discutiram os medicamentos como abordagem para o controlo da gota, recomendando principalmente opções para o alívio da dor, como os esteroides e os anti-inflamatórios não esteroides. Os investigadores descobriram que apenas dois vídeos do TikTok mencionavam a terapia de redução do ácido úrico a longo prazo para o controlo eficaz da doença, embora este seja o tratamento padrão, clinicamente comprovado e recomendado pelos reumatologistas.

Preocupações com informações incorretas e recomendações

Em geral, os investigadores descobriram que os vídeos do TikTok analisados ​​carecem de informações precisas sobre a produção de ácido úrico e os fatores de risco relacionados com a gota, o que pode levar a conceções erradas sobre a doença. As discussões sobre os fatores de risco nos vídeos também a retratavam frequentemente como uma doença resultante sobretudo de fatores alimentares que influenciam os níveis de ácido úrico.

Embora a dieta e o álcool sejam fatores de risco para a doença, a genética, a insuficiência renal e o peso desempenham um papel significativamente maior. O conteúdo focado exclusivamente nos fatores de risco relacionados com o estilo de vida e a dieta retratava a gota como uma escolha pessoal, em vez de ser causada por fatores subjacentes.

Os investigadores realçam que os vídeos relacionados com o tratamento da gota, neste estudo, divulgavam principalmente conselhos e tratamentos não alinhados com as abordagens clinicamente recomendadas e baseadas em evidências. Setenta e nove por cento dos vídeos deste estudo mencionavam o tratamento da doença, mas os conselhos dietéticos eram os mais comuns (53%), apesar de terem eficácia limitada a longo prazo.

Os medicamentos à base de plantas e os suplementos também foram estratégias de tratamento da gota amplamente apresentadas, com vídeos a vender produtos e a utilizar imagens de profissionais de saúde no seu conteúdo.

“O TikTok tem um grande potencial como ferramenta para aumentar a sensibilização para questões de saúde como a gota e promover informação alinhada com as diretrizes clínicas”, afirma a autora principal do artigo, Samuela Ofanoa.

“Num mundo cada vez mais digital, há necessidade de que mais profissionais e organizações de saúde aproveitem a oportunidade que as plataformas de redes sociais oferecem e criem conteúdos que possam combater a desinformação e melhorar a compreensão sobre a gota nas nossas comunidades.”

 

Crédito imagem: Pexels

Posts relacionados