Scroll Top

Problemas na pele podem indicar doenças reumáticas mais graves

pele

Apesar de as doenças reumáticas afetarem tipicamente as articulações, músculos ou ligamentos, os primeiros sinais de um problema podem surgir na pele. Kathryn Dao, médica da UT Southwestern, nos EUA, especializada em reumatologia, explica o que é essencial saber procurar.

“As lesões cutâneas podem ocorrer em qualquer altura”, refere a professora Associada de Medicina Interna na Divisão de Doenças Reumáticas da UT Southwestern. “Se estiverem associadas a uma doença autoimune, manifestar-se-ão quando a doença estiver ativa. Quando as doenças autoimunes são tratadas, as lesões cutâneas irão normalmente melhorar.”

A especialista recomenda que as pessoas consultem o seu médico se as lesões cutâneas forem dolorosas ou se sentirem outros sintomas, tais como febre, perda de peso, diarreia ou inchaço das articulações. Se não houver problemas adicionais, é bom monitorizar as condições cutâneas para ver se se resolvem por si próprias.

“Se as lesões piorarem progressivamente, os pacientes devem tentar consultar o seu médico mais cedo para uma avaliação”, afirma.

Mas mais importante, segundo a médica, é que as pessoas devem evitar coçar as lesões cutâneas, que podem piorar ou causar uma infeção. A proteção solar e os controlos regulares da pele também são encorajados.

De acordo com a especialista, há alguns problemas de pele comuns que podem indicar um problema reumático mais grave:

– A fotossensibilidade pode ser um sintoma precoce de lúpus eritematoso sistémico (LES) ou dermatomiosite. A exposição direta ao sol ou à luz ultravioleta pode danificar a pele. Mas com o LES, a exposição solar pode produzir erupções cutâneas, incluindo as que estão localizadas na ponte do nariz e maçãs do rosto. Algumas lesões podem assemelhar-se a manchas rugosas vermelhas, que podem sinalizar lúpus cutâneo subagudo. Os danos podem ser permanentes e podem incluir cicatrizes, queda de cabelo e pele mais clara e escura nos casos de lúpus discóide.

– A pele vermelha, levantada, escamosa, prateada e com prurido pode ser causada por psoríase. As lesões podem surgir mais frequentemente no couro cabeludo, cotovelos e joelhos, mas também podem aparecer na face, axilas, costas, umbigo, virilhas e nádegas. O coçar pode produzir mais lesões. Com a psoríase, a exposição à luz solar pode ajudar a reduzir as lesões.

– O fenómeno de Raynaud é marcado por um fluxo de sangue lento, causando uma coloração branca, roxa ou vermelha nas extremidades, incluindo dedos, dedos dos pés, orelhas ou nariz. O frio ou o stress podem, por vezes, atuar como estímulos. Para prevenir problemas, os doentes são aconselhados a manter as suas extremidades quentes.

– Nódulos dolorosos, grandes e vermelhos, frequentemente localizados nas pernas, podem ser indicativos de eritema nodoso, que é devido à inflamação da camada gorda da pele. Isto pode ser causado por uma infeção, reação a medicamentos, gravidez ou uma doença autoimune.

Posts relacionados