Scroll Top

Sabe o que é e o que faz um reumatologista? Campanha ajuda a esclarecer

reumatologista

Sabe o que é um reumatologista? Ou quando o deve consultar? É para esclarecer sobre este tema que a Sociedade Portuguesa de Reumatologia acaba de lançar a campanha “Eu reumatologista sou o seu especialista”, que visa sensibilizar para a importância desta especialidade, muitas vezes desvalorizada por não existir um conhecimento evidente das suas áreas de intervenção, e da importância de recorrer a um especialista para tratar doenças reumatológicas.

Aqui, os médicos reumatologistas são os verdadeiros protagonistas, dando-lhes visibilidade que visa colmatar o facto de, muitas vezes, não serem consultados para tratar doenças que são da sua área de intervenção.

“As doenças reumáticas afetam cerca de 50% da população portuguesa, prejudicando a sua qualidade de vida. A reumatologia é a especialidade que permite aos médicos ter a formação e o conhecimento para tratar de forma eficaz estas doenças, estando sempre a par dos avanços da ciência”, explica António Vilar, médico reumatologista e presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, que é também um dos intervenientes nesta campanha.

Tal como ele, também o é Susana Fernandes, médica reumatologista, que acrescenta que “existem mais de 100 doenças reumáticas, cada uma com as suas características e graus de gravidade. Os médicos reumatologistas são as pessoas indicadas para as tratar, pelo que é importante que exista um conhecimento sobre esta especialidade”.

Daniela Peixoto, outra das reumatologistas envolvidas nesta campanha, acrescenta que “apesar de associadas à população adulta as doenças reumáticas afetam todas as idades, incluindo crianças e jovens”.

A campanha, que conta com três temas diferentes, já está a ser divulgada através de plataformas digitais, rede de mupis, imprensa e rádio.

Campanha com reumatologista

Posts relacionados