Scroll Top

Metade dos portugueses sem acesso a cuidados de reumatologia

reumatologia

Metade da população portuguesa ainda não tem acesso a cuidados de reumatologia. “Trata-se de uma situação de iniquidade inaceitável que requer compromissos de todas as partes para que se encontre a melhor solução possível”, refere Luís Miranda, presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, na sessão de abertura das XX Jornadas da A.N.D.A.R – Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatoide, uma iniciativa assinala os 25 anos de existência da associação.

A sessão de abertura contou ainda com a participação do deputado do PSD e membro da Comissão Parlamentar de Saúde, Ricardo Baptista Leite que, por sua vez, destacou o papel da A.N.D.A.R em 25 anos no apoio aos doentes e a resiliência destes perante uma patologia altamente incapacitante. “Aqueles que vivem com a doença são os verdadeiros especialistas das suas condições de saúde”, concluiu o representante parlamentar.

Para Arsisete Saraiva, presidente da A.N.D.A.R, “ao longo destes 25 anos, muita coisa aconteceu e muito mais está para acontecer. Ajudámos os doentes a conseguir a comparticipação a 100%  de medicamentos essenciais no tratamento da doença e iremos lançar a primeira pedra do primeiro centro em Portugal dedicado exclusivamente à investigação e tratamento da artrite reumatóide em Portugal”.

Este é, de resto, o grande sonho da associação, “um centro criado e pensado de raiz para doentes com artrite reumatóide, com uma imagem singular, espelho de segurança, conforto, sofisticação e tecnologia. Terá gabinetes médicos, salas de tratamentos e exames, sala de trabalho de enfermagem, ginásio, fisioterapia e hidroterapia (piscina), um núcleo de Internamento, com uma unidade de cuidados continuados integrados, um centro de dia e ainda um auditório com capacidade para 300 lugares, e sala de exposição técnica, para além do já referido Centro de Investigação”.

Recorde-se que, em Portugal, são cerca de 50.000 a 70.000 as pessoas que sofrem com artrite reumatoide, uma doença reumática inflamatória crónica das articulações, mas que pode atacar, entre outros, órgãos como coração, pulmões, glândulas endócrinas, pele ou rins.

Posts relacionados