Scroll Top

Atividade física durante a gravidez melhora a saúde mental e emocional materna

atividade física

O processo de gravidez e parto pode determinar a saúde futura da mãe e da criança. Na verdade, é o único processo vital que envolve a modificação de todos os sistemas do corpo e que, pela sua própria natureza, gera uma instabilidade significativa nas futuras mamãs. O maior desafio do corpo é, para as grávidas, manter o seu bom funcionamento para garantir o correto desenvolvimento e crescimento do feto, algo que não está isento de complicações e alterações de ordem psíquica e emocional. É aqui que entram as vantagens da atividade física, garante um novo estudo.

De facto, estas últimas afetam atualmente cerca de 25% da população grávida a nível global, situação que foi agravada pelas restrições impostas pela COVID. Agora, um estudo em que participaram investigadores da Faculdade de Atividade Física e Ciências do Desporto da Universidade Politécnica de Madrid (INEF-UPM) mostra que praticar atividade física durante a gravidez melhora a saúde mental e reduz o aparecimento de ansiedade e depressão pré-natal nas grávidas. Um trabalho que vai ser transformado em ensaio clínico, onde irão participar especialistas portugueses.

“Através de revisões sistemáticas de meta-análises, examinamos os efeitos que o exercício tem na saúde mental de mulheres grávidas, seja supervisionado por um profissional ou não”, explica Miguel Sánchez Polán, doutorando do INEF-UPM e coautor deste estudo.

O resultado é conclusivo: a prática de atividade física melhora a saúde mental das gestantes, sobretudo quando essa atividade é supervisionada por um profissional de atividade física.

“Além de fornecer evidências científicas relevantes para os profissionais de saúde e ciências da atividade física e do desporto, os resultados destes estudos servem como base científica preliminar para os próximos passos que vamos dar”, explica Rubén Barakat, responsável por este trabalho.

Passos esses que passam por um ensaio clínico que, ao longo de quatro anos, vai analisar os efeitos de um Programa de Exercício Físico Supervisionado durante a gravidez nos níveis de stress, ansiedade e depressão pré-natal e que contará com a participação de cerca de 350 gestantes seguidas em cinco hospitais universitários espanhóis e especialistas do Instituto Politécnico de Santarém e Instituto Politécnico de Lisboa, assim como de instituições de outros países.

Para os especialistas, é essencial “ter uma ferramenta simples, atrativa e de fácil acesso para o cuidado e melhoria da saúde mental e emocional das gestantes e promover cientificamente o elevado potencial do exercício físico no cuidado e na melhoria de determinados parâmetros mentais e emocionais durante gestação”.

Posts relacionados