Scroll Top

Terapia com música melhora humor e qualidade de vida de vítimas de AVC

as teclas de um piano

Que a música faz bem à saúde, já não é grande novidade. O que é novo é o impacto da música na reabilitação de doentes que sofreram um acidente vascular cerebral (AVC), confirmado por um estudo recente.

Publicado na revista científica Annals of the New York Academy of Sciences, o ensaio clínico em questão, realizado por uma equipa de investigadores espanhóis e finlandeses, decidiu analisar a eficácia da musicoterapia na recuperação da mobilidade do braço e mão de doentes vítimas de AVC. O estudo olhou para os efeitos da música para verificar se faria sentido acrescentar este tipo de terapia à que já é disponibilizada nos hospitais.

E a resposta é positiva. Os investigadores não têm dúvida que a motivação é um fator importante na recuperação e os doentes que são tratados com musicoterapia melhoram a sua qualidade de vida e o seu humor.

Os benefícios da música

Mais de 40 pessoas vítimas de um AVC e que realizavam reabilitação no Hospital Esperança de Barcelona juntaram-se ao estudo e foram divididos, de forma aleatória, em dois grupos: um recebia sessões de reabilitação, aos quais se juntava a música – ensino de piano e bateria eletrónica com a mão afetada pelo AVC -, o outro não. E, ao longo de quatro semanas, os investigadores avaliaram as funções motoras e cognitivas, assim como o humor e a qualidade de vida dos doentes antes e depois do tratamento.

A conclusão reforça a importância da música e revela que aqueles que gostavam de participar em atividades musicais foram os que mais melhoraram as suas funções motoras. Para além disso, o tratamento musical reduziu o cansaço, as emoções negativas e a apatia entre os doentes.

 

Posts relacionados