A pandemia trouxe novos desafios à vida quotidiana e nem os dias de férias escapam às medidas de segurança, essenciais para evitar a propagação do novo coronavírus. Será um verão diferente e quem poderá sofrer mais são as crianças, cuja liberdade no brincar ficou limitada. É por isso que o #MovimentoViverIntensamente quer ajudar as famílias nos seus momentos de lazer e deixa, no âmbito do desafio desta semana, #JogarIntensamente, cinco sugestões de jogos em família para fazer na praia em segurança. 

Melanie Tavares, psicóloga do Instituto de Apoio à Criança, recorda que, “para as crianças, brincar é algo espontâneo e natural e contribui para o crescimento em todas as áreas do seu desenvolvimento: psicológico, cognitivo, motor e social”. 

Por isso, toca a brincar. Veja na galeria abaixo as opções para si e para toda a família.

Depois… partilhe os jogos em família intensamente

Qualquer que seja o jogo pelo qual a sua família opte, o importante é registar o momento e partilhar nas redes sociais com os hashtags #JogarIntensamente e #MovimentoViverIntensamente, fazendo assim parte desta iniciativa social, promovida pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC), a AstraZeneca, a Metacriações e a Guess What.

O objetivo é devolver às crianças e às suas famílias o recreio e a ludicidade nestes tempos que limitam as nossas atividades. O desafio #JogarIntensamente é apenas um dos desafios, que semanalmente são lançados no site do movimento, onde as famílias podem registar-se e receber estas atividades diretamente no seu email. 

O #MovimentoViverIntensamente conta com uma série de parceiros, entre sociedades médicas, ordens profissionais, associações de doentes, entre outras. Além do site, www.viverintensamente.com, o movimento conta com uma página de Facebook e Instagram.