À medida que as pessoas envelhecem, é natural ter uma pele mais fina e seca e um aumento das rugas e de outros sinais de envelhecimento. Mas o ambiente e as escolhas de estilo de vida têm também aqui uma palavra, ao contribuírem para que a pele envelheça mais cedo. E ainda que não haja forma de prevenir o envelhecimento da sua pele, dermatologistas da Academia Americana de Dermatologia dizem que é possível prevenir o envelhecimento precoce seguindo alguns passos simples.

“Todos os planos de cuidado antienvelhecimento eficaz da pele começa com hábitos saudáveis”, explica a dermatologista Michele Green. “As atividades diárias, como proteger a pele do sol e comer alimentos saudáveis, podem ajudar muito na prevenção do envelhecimento precoce da pele.”

Para prevenir o envelhecimento prematuro da pele, a especialista recomenda:

Proteja sua pele do sol – A exposição ao sol desempenha um papel importante no envelhecimento precoce da pele. Proteja a sua pele do sol o ano todo, procurando sombra, usando roupas com fator de proteção solar, incluindo uma camisola leve de mangas compridas, calças, um chapéu de aba larga e óculos de sol com proteção UV e aplicando um protetor solar de amplo espectro, resistente à água protetor , com FPS 30 ou superior para todas as peles não cobertas por roupas. Para uma proteção solar mais eficaz, escolha roupas com um número de fator de proteção ultravioleta (UPF) na etiqueta.

Aplique um hidratante facial todos os dias – O hidratante retém água na pele, conferindo-lhe uma aparência mais jovem. Para economizar tempo na sua rotina de cuidados com a pele, considere o uso de um hidratante que contenha protetor solar. No entanto, embora este possa ser conveniente, lembre-se de que o protetor solar precisa ser reaplicado a cada duas horas quando estiver ao ar livre.

Seja gentil com sua pele – Limite a lavagem do rosto a duas vezes ao dia e após suar, e use produtos para a pele marcados como “hipoalergénicos”, “sem fragrância” ou “não comedogénicos”. Evite esfregar a pele e usar produtos para a pele que ardam, pois irritar a pele pode torná-la mais velha.

Evite movimentos faciais repetitivos – Semicerrar os olhos ou franzir a testa, que podem causar rugas com o tempo.

Afasta-se das camas de bronzeamento – Assim como o sol, as camas de bronzeamento artificial emitem radiação ultravioleta (UV) prejudicial, que pode causar cancro de pele e envelhecimento precoce, incluindo rugas e manchas. Se quiser ficar bronzeado, use um autobronzeador.

Mantenha um estilo de vida saudável – Ter uma dieta saudável e equilibrada, com muitas frutas e vegetais frescos, pode ajudar a prevenir os danos que levam ao envelhecimento precoce da pele. Além disso, os exercícios diários podem melhorar a circulação e estimular o sistema imunológico, o que pode dar à pele uma aparência mais jovem. Evite fumar e beba álcool com moderação, pois são ásperos para a pele.

Considere o uso de um creme de retinol – Um derivado da vitamina A, o retinol está disponível em muitos produtos de venda livre para a pele em doses de até 2%. Quando aplicado diariamente, um creme de retinol pode ajudar a prevenir o envelhecimento prematuro da pele. No entanto, como pode levar algum tempo para a sua pele se ajustar a um retinol, os dermatologistas recomendam que comece a aplicá-lo em dias alternados em vez de diariamente. Se não sentir efeitos secundários negativos após algumas semanas, como vermelhidão, pode começar a aplicar o retinol todos os dias. 

“Se está preocupado com o envelhecimento da pele, converse com um dermatologista”, aconselha Green. “Existem muitos tratamentos disponíveis, incluindo procedimentos não invasivos, para ajudar a suavizar as rugas e melhorar a sua tez.”