Scroll Top

Quando usar (ou não) antibióticos para tratar feridas na pele

antibióticos

O tempo frio pode ser difícil para a sua pele, deixando-a mais seca, o que facilita o aparecimento de rachas que podem sangrar facilmente. Ao cuidar de um corte ou de uma outra ferida, pode parecer lógico aplicar um creme ou pomada antibiótica para combater os germes e prevenir a infeção. No entanto, estes cremes e pomadas antibióticos podem irritar ainda mais a pele e causar uma erupção cutânea dolorosa e/ou com comichão, conhecida como dermatite de contato.

“Além de causar irritação e erupção cutânea, o uso generalizado de antibióticos – inclusive nos casos em que não são necessários – contribuiu para um grande desafio de saúde pública conhecido como resistência aos antibióticos”, alerta a dermatologista Marcelyn Coley.

“A resistência aos antibióticos ocorre quando germes, como bactérias, desenvolvem a capacidade de sobreviver aos medicamentos desenhados para as matar, o que significa que os germes continuam a multiplicar-se. Isso torna as infeções causadas por germes resistentes a antibióticos difíceis – e às vezes impossíveis – de tratar.”

A maioria dos pequenos cortes e feridas e até mesmo feridas cirúrgicas não requerem antibióticos. A única vez que os antibióticos podem ser necessários é no caso de uma infeção. Os sinais de que uma ferida pode estar infetada incluem a presença de pus, crostas amarelas ou douradas, dor, pele vermelha, roxa ou acastanhada, inchaço ou calor, sensação de muito calor ou frio ou febre.

Se ferida não estiver a mostrar nenhum destes sinais, a especialista recomenda evitar os antibióticos e fazer o seguinte:

– Manter a pele e a lesão limpas. Lavar as mãos antes de tocar na ferida e lavá-la delicadamente diariamente com água e sabão neutro para evitar a entrada de germes. Desde que a ferida seja limpa diariamente, não é necessário o uso de pomada antibiótica.

– Aplicar vaselina simples para manter a ferida húmida. Para evitar a propagação de sujidade e bactérias, escolha vaselina que vem num tubo em vez de num frasco.

– Manter a ferida coberta com uma gaze adesiva. 

Posts relacionados