Scroll Top

Ter um cão melhora a saúde do coração e há outro estudo a confirmá-lo

ter um cão ajuda o coração

Pode ser a companhia, a dedicação incondicional, o afeto… Seja qual for o motivo, não há dúvidas que ter um cão melhora a saúde do coração. A certeza é dada por um estudo publicado na Mayo Clinic Proceedings: Innovations, Quality and Outcomes.

Os investigadores avaliaram mais de 1.700 adultos na República Checa e verificaram que os donos de cães tendem a ser mais jovens, do sexo feminino e mais propensos a fumar do que as pessoas com outros animais de estimação. Ainda assim, revelam ser também mais ativos, apresentam melhores níveis de gordura e açúcar no sangue e uma menor probabilidade de sofrer de obesidade, o que lhes confere um melhor perfil cardiovascular.

O que se sabe é que os donos de cães se envolvem em mais atividade física e tendem a ter mais hábitos de exercício regulares do que aqueles sem cães. 

Diferenças entre ter um cão ou não ter

Para este estudo, Jose Medina-Inojosa e a sua equipa, da Mayo Clinic, nos EUA, analisaram os dados de homens e mulheres residentes na cidade checa de Brno, que se encontravam a participar num estudo maior e de longo prazo. Nenhum deles sofria de doença cardíaca quando foi recrutado, em 2013-2014, apresentando idades entre os 25 e os 64 anos.

Dos quase 42% dos participantes que tinham um animal de estimação, mais da metade era dono de um cão. E depois de avaliados outros parâmetros, como idade, sexo e nível de educação, a equipa descobriu que a posse de cães estava associada a um resultado total de saúde cardiovascular mais alto, quando comparado com os de outros tipos de animais ou de da ausência de animais de estimação.

Com exceção do tabagismo, os donos de cães tinham mais probabilidade de terem comportamentos saudáveis ​​para o coração, incluindo o exercício físico e uma dieta saudável. Apresentavam ainda níveis mais altos do bom colesterol e uma menor prevalência de diabetes.

Posts relacionados