Scroll Top

Uma solução simples capaz de resolver os problemas intestinais comuns

resolver problemas intestinais

Se é dos que sente suores frios só de pensar na hora de ir à casa de banho, se faz parte do grupo que se ‘espreme’ a cada ida ao WC e que espera e desespera por um alívio que nunca parece completo, este texto é para si. Sabemos que o tema pode não ser o preferido, por motivos óbvios. Mas nem tudo é mau. O tema mereceu a atenção de um grupo de investigadores da Universidade de Ohio, nos EUA, que descobriu que a solução para os problemas intestinais mais comuns pode ser tão simples como… pôr os pés em cima de um banquinho.

O assunto também não é novo. Mas a verdade é que apesar de muito se falar nestas técnicas, que se têm tornado conhecidas através de vídeos virais e posts nas redes sociais, “não havia realmente nenhuma evidência médica para mostrar se são eficazes ou não”, afirma Peter Stanich, professor assistente de gastroenterologia, hepatologia e nutrição naquela instituição.

“Este estudo mostra que estes dispositivos simples [os banquinhos] podem ajudar no alívio de sintomas como obstipação e inchaço e podem ajudar as pessoas a terem movimentos intestinais mais confortáveis ​​e eficazes.”

Maioria confirma melhoria no WC

Publicado no Journal of Clinical Gastroenterology, o estudo foi realizado com voluntários saudáveis. No entanto, 44% relatavam um aumento de esforço na altura de ir ao WC e quase um terço confirmava a existência de problemas para esvaziar completamente os intestinos.

No fim do estudo de quatro semanas, 71% dos participantes apresentavam movimentos intestinais mais rápidos e 90% relataram menos esforço.

“É importante reforçar que, na conclusão do estudo, dois terços dos participantes disseram que iriam continuar a usar o banco”, afirma o investigador.

A culpa é da posição

É tudo uma questão de posição. Segundo explica Peter Stanich, a mais natural para os movimentos intestinais é de cócoras. A posição na sanita cria uma curva no reto, que torna mais difícil as evacuações completas.

“Os movimentos intestinais são temas difíceis de falar”, afirma Rachel Shepherd, fisioterapeuta do Centro Médico Wexner, em Ohio, especializado no tratamento de distúrbios do pavimento pélvico.

“Mas se houver algo tão simples como mudar a posição, adicionando um banquinho, essa é uma correção fácil que qualquer pessoa pode fazer.” 

Posts relacionados