
Atividade física, alimentação equilibrada e uma boa noite de sono. Esta é a combinação perfeita para uma boa saúde. O sedentarismo é um dos principais responsáveis pelo aumento das doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial, insuficiência cardíaca ou acidente vascular cerebral. No entanto, há uma solução, mais fácil do que parece: caminhar com intensidade.
Vários estudos científicos recomendaram a meta diária de 10 mil passos por dia, no entanto, fazê-lo durante 7 dias por semana pode ser complicado. No entanto, um novo estudo demonstrou que basta dar mais passos e caminhar mais rápido permite reduzir significativamente o risco de problemas graves no coração e nos vasos sanguíneos.
O estudo, publicado no European Journal of Preventive Cardiology, descobriu que, em comparação com uma contagem diária de 2300 passos, a cada 1000 passos adicionais, existe uma redução de 17% no risco de desenvolver um evento cardiovascular adverso grave, até 10 mil passos. Se for mais além e conseguir dar mais de 10 mil passos, pode reduzir 22% do risco de desenvolver insuficiência cardíaca, 9% no risco de ataque cardíaco e 24% no risco de acidente vascular cerebral.
Como aumentar os passos diários?
Para aumentar os seus passos diários, pode incorporar pequenos hábitos na sua rotina:
- Se for de carro para o escritório, estacione-o mais longe e vá a caminhar durante 10 minutos até ao local de trabalho;
- Se trabalhar em casa, faça pequenos passeios na sua hora de almoço;
- Quando for ao supermercado ou alguma loja perto de sua casa, não pegue no carro; dê uma pequena caminhada até lá;
- Opte por subir e descer escadas, em vez de andar de elevador;
- Combine caminhadas com os seus amigos em vez de um café.
“Este estudo é um dos primeiros a demonstrar uma relação dose-resposta entre a contagem diária de passos e problemas graves do coração e dos vasos sanguíneos”, refere Emmanuel Stamatakis, diretor do Mackenzie Wearables Research Hub da Universidade de Sydney, na Austrália.
Por outro lado, se já sofre de hipertensão arterial ou doenças cardiovasculares, saiba que ainda pode fazer a diferença na sua saúde: quanto mais caminhar com maior intensidade, menor é o risco de eventos cardiovasculares graves no futuro.
O estudo demonstrou que a intensidade média dos 30 minutos a caminhar mais rápida por dia foi de 80 passos por minuto, o que foi associado a uma redução de 30% no risco de um evento cardiovascular adverso grave. Além disso, não houve evidência de danos em pessoas cujos 30 minutos de caminhada ou corrida mais rápida foram superiores a 130 passos por minuto.
Graças a estes novos dados, pode reduzir o seu risco de doenças cardiovasculares com uma caminhada mais intensa, oferecendo, por isso, metas acessíveis e mensuráveis para a saúde cardíaca, mesmo abaixo dos 10 mil passos diários.