
Tem dificuldades em dormir? Então esteja atento. É que, de 9 a 17 de março, o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) lidera uma campanha nacional que vai alertar para os cuidados a ter para um sono saudável.
Inserida nas celebrações do Dia Mundial do Sono, que se assinala a 13 de março, um evento anual promovido pela World Sleep Society que tem como objetivo a promoção de hábitos saudáveis de higiene na hora de dormir, a campanha segue o tema da edição deste ano: ‘Melhor Sono, Melhor Vida, Melhor Planeta’.
Num esforço multidisciplinar, a campanha vai divulgar infografias que referem hábitos de sono saudáveis em painéis digitais (multibanco e ecrãs TOMI) a nível nacional, assim como painéis físicos em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro.
“O sono é essencial para uma vida saudável, importante para a criação de memórias e um bom desempenho cognitivo. Dormir não é uma perda de tempo”, afirma Ana Rita Álvaro, investigadora do CNC e coordenadora do projeto.
“Este ano apostámos numa campanha inovadora a nível nacional, com uma grande abrangência para que a importância do sono chegue a todos. Dotar a população de mais conhecimento sobre este tema é um desafio societal crítico”, acrescenta.
Ainda na mesma campanha, uma curta animação acerca dos bons hábitos ao longo da vida, produzida pelo CNC-UC, será disseminada nas televisões das farmácias da Associação Nacional de Farmácias.
Sono bom, o que é isso?
Garante a World Sleep Society que a maioria dos distúrbios associados a dormir é evitável ou tratável. No entanto, menos de um terço das pessoas procura ajuda profissional.
De tal forma que os problemas do sono constituem já uma epidemia global, que ameaça a saúde e a qualidade de vida de até 45% da população mundial.
Ainda de acordo com a mesma fonte, são três os elementos de um sono de boa qualidade: a duração, que deve ser suficiente para que a pessoa possa descansar e alertar no dia seguinte; a continuidade, ou seja, os períodos a dormir devem ser contínuos, sem fragmentação e a profundidade, o que significa que o sono deve ser profundo o suficiente para ser restaurador.