Scroll Top

Ventilar o quarto antes de dormir faz aumentar o desempenho no dia seguinte

quarto

Uma noite num quarto bem ventilado beneficia o desempenho no dia seguinte, conclui um projeto de investigação internacional, que decorre na Universidade Técnica da Dinamarca (DTU) e que estuda a forma como a má qualidade do ar nessa divisão afeta o nosso sono.

“Até agora, estava pouco documentado que a qualidade do ar do quarto de dormir pode afetar o sono. O nosso estudo provou claramente que sim”, afirma Pawel Wargocki, professor associado da DTU, líder de um projeto de investigação internacional que realizou uma série de estudos para determinar se e como a qualidade do ar afeta o sono.

Uma das conclusões dos investigadores é que uma noite num quarto abafado pode contribuir para um sono mais fraco e para o desempenho profissional no dia seguinte.

Nos estudos do projeto de investigação foram feitas medições em mais de 100 agregados familiares, que concordaram em deixar os investigadores medir a qualidade do ar no seu quarto enquanto dormiam. Além disso, o seu sono foi monitorizado e as suas capacidades cognitivas testadas.

À noite, tanto as pessoas como o mobiliário afetam a qualidade do ar do quarto. Como consequência dos processos metabólicos do corpo, nós, humanos, afetamos a qualidade do ar enquanto dormimos. Os computadores, os ecrãs de televisão, o mobiliário e o vestuário também poluem essa qualidade do ar. Em conjunto, a poluição acumula-se durante a noite se não for diluída, por exemplo, através de ventilação.

“A qualidade do ar pode afetar as capacidades cognitivas, tais como a capacidade de concentração, de compreensão e de reação. Dormir num quarto bem ventilado beneficia as capacidades cognitivas”, afirma Pawel Wargocki.

Uma janela aberta no quarto melhora a qualidade do ar

“Uma janela aberta é recomendada quando a poluição do ar é baixa e se não existir um sistema de ventilação em casa. Caso contrário, a melhor solução é a ventilação mecânica”, diz Pawel Wargocki.

“Estamos a estudar se outras tecnologias, como os purificadores de ar, podem garantir um ar tão limpo como a ventilação mecânica ou uma janela aberta”, acrescenta o especialista.

Os investigadores também analisaram se dormir com as janelas fechadas, mas com a porta aberta para o resto da casa, fazia alguma diferença. No entanto, não se verificou qualquer efeito na qualidade do sono dos participantes.

“Durante a noite, nós, humanos, geramos emissões no quarto, não no resto da nossa casa. Quando se dorme com a porta aberta, o ar de outras divisões da casa mistura-se com o ar do quarto, o que dilui a poluição do ar no quarto, mas não é necessariamente ar limpo que vem das outras divisões da casa”, explica Pawel Wargocki.

Posts relacionados