Ao examinar o corpo em busca de sinais de cancro da pele, muitas pessoas podem pensar apenas em olhar para a sua pele. No entanto, os especialistas da Academia Americana de Dermatologia alertam para a importância de estar também atento às unhas.

Embora raro, o cancro da pele, incluindo o melanoma, que é a forma mais mortal deste tipo de tumor, pode desenvolver-se sob e ao redor das unhas das mãos e dos pés. Embora qualquer pessoa possa desenvolver melanoma nas unhas, é mais comum em indivíduos mais velhos e pessoas com pele negra. Uma história pessoal ou familiar de melanoma ou traumatismos das unhas podem também ser fatores de risco.

“A boa notícia é que, quando encontrado precocemente, o melanoma, mesmo nas unhas, é altamente tratável”, afirma Skylar Souyoul, dermatologista.

“A melhor forma de encontrar cancro da pele nas unhas precocemente, na fase em que é mais tratável, é saber o que procurar e verificar regularmente as suas unhas.”

Ao verificar se há melanoma nas unhas, Souyoul aconselha a procurar as seguintes alterações:

– Uma faixa escura – Pode parecer uma faixa castanha ou preta na unha, geralmente no polegar ou dedo grande do pé ou mão dominante. No entanto, essa faixa escura pode aparecer em qualquer unha.

– Pele escura ao lado da unha – Quando a pele ao redor da unha fica mais escura, pode ser um sinal de melanoma avançado.

– Unhas levantadas nos dedos das mãos ou dos pés – Quando isso acontece, a sua unha começa a separar-se do leito ungueal. A borda livre branca na parte superior da unha começará a parecer mais comprida à medida que a unha levanta.

– Rachaduras nas unhas, que ocorrem quando uma unha se divide ao meio.

– Uma protuberância ou nódulo sob as unhas – Pode também ver uma faixa colorida na sua unha, que pode ser larga e irregular ou escura e estreita.

“O melanoma nas unhas costuma ser diagnosticado num estágio mais avançado do que o melanoma na pele, o que o torna mais perigoso para a saúde”, refere o médico. “Se notar qualquer alteração nas suas unhas, incluindo uma nova faixa escura na unha, marque uma consulta com um dermatologista.”