Está aberto o período de candidaturas ao Prémio FAZ Ciência, uma iniciativa da Fundação AstraZeneca e da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO). Até 31 de janeiro de 2022, projetos de investigação translacional na área da Imuno-Oncologia, desenvolvidos em Portugal, poderão ser submetidos, sendo o vencedor distinguido com uma bolsa entre os 5.000 e os 35.000 euros, valor a decidir pela Comissão de Avaliação em função das candidaturas apresentadas, isto porque poderão ser atribuídos mais do que um prémio.
Esta é a 4ª edição dos Prémios FAZ Ciência, que continua a apostar na Imuno-oncologia como a área a distinguir. “É com grande satisfação que continuamos a associar-nos a esta iniciativa e a premiar investigações nacionais. A ciência nacional merece ser distinguida e apoiada. Além disso, tudo o que possa contribuir para melhorarmos a resposta aos doentes oncológicos, seja com novas terapêuticas ou técnicas de diagnóstico, é também muito importante”, refere Ana Raimundo, presidente da SPO.
Para Rosário Trindade, presidente da Fundação AstraZeneca, “estes prémios têm sido um contributo importante para o desenvolvimento e inovação na área da Imuno-Oncologia e é para nós importante continuarmos a ser este aliado da ciência nacional”.
Os projetos candidatos ao Prémio “FAZ Ciência” serão avaliados por uma Comissão de Avaliação composta por cinco especialistas na área da Imuno-Oncologia: Ana Raimundo, presidente da SPO; Bruno Silva-Santos, vice-diretor do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa e professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; Cláudia Vieira, vogal da SPO e investigadora do Centro de Investigação do IPO do Porto; José Carlos Machado, vice-presidente do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto e Nuno Bonito, vogal da SPO e coordenador de Equipa Multidisciplinar de Cancro Digestivo do IPO de Coimbra.
As candidaturas deverão ser enviadas por email para premiofazciencia@astrazeneca.com, até dia 31 de janeiro de 2022. O regulamento está disponível no site da SPO e na página da Fundação AstraZeneca.