A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) e a Sociedad Española de Directivos de la Salud (SEDISA) vão promover um ciclo de webinars, que tem como objetivo a partilha de experiências e de conhecimento entre Portugal e Espanha no combate à Covid-19.

Com o apoio da AstraZeneca, serão quatro sessões, que contarão com a presença de especialista de ambos os países para discutir a organização da resposta do sistema de saúde à procura gerada pela pandemia, com especial enfoque na gestão dos recursos, humanos, logística e equipamentos, e na gestão clínica, do risco, dos circuitos e processos nas áreas de maior pressão assistencial.

O primeiro webinar acontece já no próximo dia 30 de abril, com o tema “Medicina intensiva: organização e desafios da gestão da procura”.

Seguem-se, a 5, 7 e 12 de maio, as discussões sobre a “Resposta da urgência: acesso, despistagem e encaminhamento”; a Resposta farmacêutica e a proximidade a doentes de ambulatório” e a “Resposta através dos hospitais de campanha”, respetivamente.

Todas as sessões têm hora marcada para as 15h de Portugal, 16h em Espanha, com acesso através do link www.yal.pt/conferenciascovid19apahsedisa.

Esta iniciativa, dirigida aos profissionais de saúde, pretende assim dar uma visão intra-hospitalar e extra-hospitalar no combate à Covid-19, em ambos os países, pela discussão do impacto da Covid-19 nos diversos níveis e domínios assistenciais.

Paralelamente, pretende-se discutir de que forma devem ser asseguradas soluções de continuidade da resposta dos cuidados de saúde, mais uma vez em forma de partilha de experiências.