Scroll Top

Como manter a saúde mental nestes momentos de distanciamento social

distanciamento social no COVID-19

Gerir o bem-estar mental é fundamental em tempos de incerteza e imprevisibilidade. E uma forma comum de enfrentar esta imprevisibilidade é estar com outras pessoas, com amigos ou familiares, porque o isolamento pode afetar negativamente as pessoas que sofrem de depressão e ansiedade. No entanto, a epidemia de COVID-19 exige o distanciamento social. Como lidar mentalmente com ele é o que explicam especialistas.

Tonya Hansel e Maurya Glaude, clínicas e investigadoras da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, deixam sugestões para evitar que o aumento do tempo passado em casa por força das circunstâncias afete negativamente a saúde mental de todos nós.

Para quem está a trabalhar a partir de casa, primeiro há que criar uma rotina e um espaço dedicado ao trabalho. “Use anotações, calendários, diários ou outros materiais de escritório para ajudá-lo a manter-se organizado e lembrar aquilo que precisa de fazer”, referem.

Enviar emails, mensagens ou ligar para os colegas de trabalho outro dos conselhos. “Isso não apenas permitirá que mantenha conectado, ajudando ao bem-estar mental, mas também permitirá que obtenha clareza e compreensão para a realização de uma determinada tarefa.”

Pode sempre praticar exercício ou assistir aos filmes ou séries que tem em atraso.

Ar livre no distanciamento social

Ninguém disse que não pode usufruir do espaço exterior, desde que mantendo as devidas distâncias dos outros. Isso pode incluir dar uma volta de bicicleta pelo bairro ou fazer um lanche na varanda. Permita que a luz solar entre no seu espaço de trabalho.

Pode manter as rotinas de corrida, caminhada ou ciclismo, mas evite beber água de fontes públicas e mantenha-se a mais de um metro dos restantes, como recomendam as autoridades de saúde.

Use o tempo que economiza nas deslocações para fazer coisas extra em casa, como limpezas, culinária ou jardinagem. Ou crie uma obra de arte e faça projetos de artesanato com os seus filhos.

Sinta-se livre para permitir pequenas indulgências. “Dar a si ou aos seus filhos um tempo a mais à frente da televisão é uma forma de praticar o autocuidado”, referem as especialistas, que recomendam ainda o uso da tecnologia – Facetime, Google Hangouts ou telefone para acompanhar amigos e familiares e apoiarem-se mutuamente.

Posts relacionados