Acabou de ser lançada uma ‘app’ gratuita que ajudará as pessoas a manterem a distância social para reduzir a propagação do coronavírus. Criada por uma startup britânica, com o apoio da Agência Espacial Europeia (ESA), usa dados de satélite e inteligência artificial para identificar concentrações de pessoas em qualquer lugar do mundo.
Quem tiver que sair de casa para ir ao supermercado ou à farmácia poderá verificar com antecedência na ‘app’ se há muitas pessoas nessas lojas. Neste caso, poderá atrasar a viagem até que os espaços fiquem menos lotados ou optar por outros estabelecimentos com menos clientes.
Chamada Crowdless, a ‘app’ usa fontes de dados anónimos existentes, como Google Maps e Google Places, que rastreiam o movimento de telemóveis. Em seguida, combina essas informações com os dados solicitados aos utilizadores, a quem pede que confirmem se o local em que se encontram está com muita gente ou não.
Para criar a ‘app’, Alex Barnes, Yohan Iddawela e Sebastian Mueller, cofundadores da Lanterne, aproveitaram o conhecimento e as habilidades adquiridas com o desenvolvimento de seu produto principal, desenhado para ajudar as pessoas nas zonas de conflito a deslocarem-se com segurança.
Em apenas três dias, criaram esta ferramenta, que passou por seis novos protótipos nas últimas quatro semanas.
Crowdless vai manter-se gratuita
“A missão da nossa empresa social, Lanterne, é usar dados para melhorar a segurança e promover o desenvolvimento económico. Queríamos então ver o que poderíamos fazer com nossas capacidades para ajudar pessoas num momento difícil como esse”, explica Yohan Iddawela.
“Esperamos que o Crowdless possa ajudar as pessoas a praticar o distanciamento social de forma mais eficaz, permanecerem seguras e ajudar a reduzir a taxa de infeção pela COVID-19. Estamos também comprometidos em garantir que a ‘app’ permaneça 100% gratuita para todos os que a desejem usar.”
Sue O’Hare, Chefe de Operações do Centro de Incubação de Negócios da ESA no Reino Unido, considera a Lanterne “um excelente exemplo de como as tecnologias de espaço e satélite podem ser usadas e adaptadas para criar maneiras inovadoras de ajudar o mundo na luta contra a COVID-19″.
O Crowdless está disponível para download gratuito nas plataformas iOS e Android.